segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O jogador

Título: O jogador
Autor: Fiódor Dostoiévski
Gênero literário: Romance
Alanna Paz-201

O livro conta a história que se passa em um casino, e tem como personagem um jovem chamado Aleksei Ivanóvitch que trabalha para a família de um general que está em crise financeira.
Ivanóvitch mantinha um relacionamento com a jovem estudante Polina enteada do general,que certo vez pediu que ele fosse jogar na roleta pois ela necessitava de muito dinheiro. Mas lá ele notou a presença de dois franceses Des Grieux e Mlle, então, desconfiado acha que o general e Polina tem uma enorme dívida com os franceses.Conversando com seu amigo Mister Astley, Ivanóvitch vai desvendo o que previa sobre esse caso: O general havia hipotecado o seu Hotel a Des Grieux, e aguardava, por isso, pela morte de sua avó de modo a que herdasse fortuna suficiente para pagar a dívida.
Quando a fortuna se perde, inicia-se uma brutal modificação em quase todos os personagens, que ficam atormentados. Des Grieux desaparece e não mais é visto. Polina enlouquece e foge também com Mr. Astley. O general morre de loucura e Aleksei Ivánovitch “torra” toda a fortuna que ganhou na roleta em Paris e deixou de investir em Polina que era o que ele mais queria para alimentar seu vício, o jogo!

O livro é interessante, pois fala de um amor não correspondido e a sedução de ganhar dinheiro fácil nas mesas de roletas. É divertido também e mostra o lado bom e ruim que esses jogos têm.

Um comentário:

  1. Esse ano,gostei muito de postar no leitura 100,é um trabalho diferente de todos que fazemos e interessante,por aqui fico por dentro de tudo que "rola" no mundo literário,sobre opiniões e indicações dos livros!

    Alanna Paz-201

    ResponderExcluir