segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Castro Alves (Coleção A Vida dos Grandes Brasileiros)

  Gostei dessa leitura, por que fala de um eminente poeta que se dividia em amor, natureza e crítica social. Ele foi um poeta além do seu tempo, porque foi um dos artistas pioneiros no movimento abolicionista na Bahia.
 Ótimo poeta, péssimo estudante, adorava se entreter em meio a ribaltas, artistas e declamações, fracassou em dois vestibulares e no terceiro conseguiu entrar na faculdade de direito da qual seu pai o obrigou a frequentar.
 Acostumado com o ensino prazeroso do método do Dr. Abílio Borges,(grande pedagogo da época conhecido por excitar o prazer pelo conhecimento e oratória nos alunos) quando chega na faculdade depara-se com um ensino autoritário e do qual não se identificava por ter sido imposto pelo seu pai.Resolve então fazer críticas, e descobre que pode usar seu talento para criticar as anomalias sociais da época.
 O tal personagem, é um personagem do qual me identifico em partes, e por isso me despertou o interesse, mesmo sendo um vadio no quesito estudo, este homem é um homem de enorme importância no movimento abolicionista, na poesia brasileira e na história.
     
 Percy Neto - 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário