terça-feira, 8 de maio de 2012

METRÔ 2033


Autor: Dimitry Glukhovsky

O motivo que me levou a escolha do livro foi eu ter conhecido um game baseado neste. Gostei muito da história do game, e ao saber do livro, resolvi comprar pra me aprofundar na história, pois no game ela é resumida. Seu gênero mistura ficção cientifica, suspense e, minoritariamente, ação. Ainda há o livro Metro 2034, e em desenvolvimento o videogame Metro: Last Light.

METRO 2033 é um livro de 2009, que originou o jogo escolhido como melhor de 2010. Possui 415 páginas, e é narrado na terceira pessoa. O enredo se passa em Moscou, no ano de 2033, devastada por uma bomba nuclear que caiu em 2013. Na superfície tudo foi devastado, somente plantas, animais e pessoas com mutações genéticas transformadas em monstros. Alguns humanos conseguiram se refugiar em baixo da cidade, nos túneis do metrô da cidade.

O livro mostra a vida cotidiana das pessoas deste mundo pós-apocalíptico, enfrentando os mutantes criados pela radiação, além de disputas políticas e ideológicas entre as várias estações do metrô, que viraram uma espécie de cidade-estado. O personagem principal é Artyom, jovem de pouco mais que vinte anos, que aos cinco foi largado por sua mãe aos braços do homem que virou seu padrasto, para salvá-lo de uma invasão de ratos que atingiu a estação que ele morava. Este pai de Artyom tem um amigo, Hunter, que é um “caçador”, soldado que faz missões perigosas na superfície. Hunter dá a Artyom a informação de que há uma base de mísseis soviética abandonada na superfície, que seria a única salvação para o ataque de um tipo mais evoluído de mutantes que estavam invadindo o subterrâneo. Hunter teria de ir à superfície averiguar a base, e que se em 7 dias  não voltasse, era para que Artyom fosse até a estação de Polis, avisar a Müller, um outro caçador, sobre o perigo que o metrô corre.

De fato, duas semanas depois, Hunter não apareceu, e Artyom se viu obrigado a partir para Polis, passando antes por vários túneis e estações, conhecendo novas pessoas e histórias, e passando por muitas experiências. Por duas vezes ele teve de ir à superfície, uma por um trato feito com um grupo de “bibliotecários”, que achavam que Artyom tinha o poder de saber onde estava um importante livro, escondido nos imensos arquivos da biblioteca de Moscou. Na segunda vez, Artyom subiu com os caçadores, agora indo à direção a Torre Ostankino, onde no alto poderia acionar os mísseis da base, que então explodiriam todo o Jardim Botânico, o ninho dos mutantes, acabando com os ataques. Uma coisa interessante é que no game baseado no livro, nesta missão você pode escolher entre acionar os mísseis, ou empurrar o sensor torre abaixo, num final paralelo. Porém no livro o destino é único: A detonação dos mísseis.

Metro 2033 é um livro de uma forte narrativa, pra mim o mais intenso que já li, que faz com que você se sinta na pele do personagem, vivendo lá no meio daquela vida escura, perigosa e amedrontadora. Ter feito este trabalho foi bom pra mim, pois é sobre um tema que eu mesmo escolhi, que gosto e me interesso. 

Por: Joe Dornelles Lambert - 202

5 comentários:

  1. muito legal adorei o resumo da história.
    Larissa Ajala 203

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo resumo, deu pra ficar bem curioso sobre os detalhes do livro.
    Vitória P. Hemann 203

    ResponderExcluir
  3. O resumo fico muito bem feito, a história do livro muito interessante e apenas de ler o resumo já deu vontade de ler o livro.
    Larissa Prates -202

    ResponderExcluir
  4. Conheço a história, pois já vi o jogo, é muito interessante, não sabia que tinha o livro. O resumo está muito bom.
    Gustavo Keller - 204

    ResponderExcluir
  5. Olá! Pode ser lido por adolescentes de 13 anos?

    ResponderExcluir