segunda-feira, 18 de julho de 2011

O alienista



Autor: Machado de Assis.

Motivos que levaram à escolha do livro: Um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
Assunto: O personagem principal, Simão Bacamarte constrói um hospício chamado casa verde, onde põe em prática seus projetos médicos. Pretende separar os loucos dos que tem o estado mental perfeito mas acaba criando uma grande confusão, pois, para se fazer a divisão é necessário saber o que é a normalidade e diferenciá-la da loucura. Assim, qualquer desvio do comportamento julgado por ele normal, era motivo de desconfiança, levando a internação em sua clínica.
No início, o projeto do doutor é bem recebido pela população, mas a aprovação para quando o médico passa a recolher na Casa Verde, pessoas que a população não acredita serem loucas. O barbeiro Porfírio lidera uma rebelião contra o hospício que é controlada. Numa primeira etapa, são internados os que manifestavam hábitos ou atitudes estranhas mas que eram tolerados pela sociedade: os políticos inconsequentes, os sem opiniões próprias, os mentirosos, os vaidosos, etc. Para a surpresa geral dos habitantes de Itaguaí, Simão Bacamarte, um dia solta todos os recolhidos no hospício e adota critérios inversos para a descrição da loucura: os loucos agora são os leais, os justos, os honestos etc. O tratamento para esses casos de loucura consistia em fazer desaparecer  as “virtudes” de todos os pacientes. Simão declara curados todos os loucos, os solta, acaba reconhecendo-se como o único louco irremediável e tranca-se na Casa Verde, onde morre alguns meses depois.
Sua opinião sobre o livro: É interessante, gostei muito. Porque é possível percebermos diferentes pontos de vista sobre a loucura.

É bom cultivar o hábito da leitura. Além de ser saudável, é educativo.


GUILHERME HEMANN PAZINI
 202

Nenhum comentário:

Postar um comentário