terça-feira, 28 de setembro de 2010

A ESCRAVA ISAURA

O livro trata de Isaura, escrava que nasceu quase branca e é tratada como filha por sua sinhá,   paixão de Henrique , Leôncio ), Belchior () e Álvaro. Outros sentimentos dirigidos a Isaura incluem a inveja de Rosa (outra escrava, preterida por Leôncio como amante)e o carinho de seu pai Miguel.
No começo trata-se do passado de sua mãe, maltratada por seu dono, o pai de Leôncio, que a tem com um ex-feitor de bom coração. Quando estava para ser forra morre este dono e Leôncio a herda, sem intenções de alforriá-la. A esposa deste o deixa e ele manda Isaura para um cativeiro. De lá ela e o pai fogem para Recife onde conhece Álvaro e se apaixona por ele. Vai a um baile da alta sociedade e é muito admirada por seus dotes físicos e culturais, mas é denunciada como escrava pelo ganancioso Martinho.
De volta no Rio é presa por dois meses no tronco e seu pai vai para a cadeia. Prestes a ser liberta para se casar obrigada com Belchior pela liberdade, achando que Álvaro está casado, é impedida por este que liquida os bens de  Leôncio, que se mata para fugir da humilhação. 
CRIS ÉRICA 204

REFAZER


Nenhum comentário:

Postar um comentário