AUTOR : IBIAPABA MARTINS
O piá sonhava em ter o seu próprio rebanho.Um dia ele subiu em uma perobeira e avistou um rebanho vindo e resolveu acompanhar a boiada. Em muitos dias de viagem ele conheceu um bezerrinho azul que se tornou o seu melhor amigo. O bezerrinho por ser muito desobediente, Gonçalo(chefe dos peões),resolveu matá-lo, mas ele viu que se matasse o bezerrinho, o piá ficaria muito triste. Então, Gonçalo falou que o bezerrinho era responsabilidade de Piá .Depois de ficar dias andando, houve um estouro de boiada inesperado, e quando tudo se acalmou os peões perceberam que o piá e seu bezerrinho tinham sumido, achando que eles estivessem mortos.
Passou um tempo e o piá e o seu bezerrinho voltaram para a boiada e Gonçalo falou que ele poderia seguir seu destino sozinho com o seu bezerrinho, que já havia crescido e se tornado um touro prata.
Hoje, passado mais de meio século, nos campos de mato grosso do sul, há aldeias e vilas habitadas pelos descendentes de caiuás, terenas, guaicurus, índios, brancos e negros e até pelos filhos e netos daquele piazinho. Nesses campos, é comum encontrarmos bezerros azuis, descendentes de um boizinho prata que recuperou a liberdade numa noite de lua cheia.
OPINIÃO SOBRE O LIVRO: eu gostei de ler o livro porque fala da amizade de uma pessoa com um animal. Recomendo!
NOME DO ALUNO: Douglas Lamberti da Silva TURMA:104
gostei de ler esse livro fala de uma amizade de uma pessoa e de um animal,o que hoje em dia está muito raro isso acontecer.
ResponderExcluirMt bom i livro eu peguei ele na minha escola li ele e li agr nesse site ÓTIMO👍
ResponderExcluir