terça-feira, 7 de julho de 2015

A Cidade Do Sol

 


Título: A Cidade Do Sol
Autor: khaled hosseini
Nº de paginas: 368
Páginas lidas: 180
Editora: Nova Fronteira
edição: 1ª
gênero: romance

     Teve uma infância muito sofria e complicada. Com pais separados, pois seu pai a teve fora do casamento e por este motivo não poderia mantê-la como filha oficialmente. Sua mãe haveria cometido suicídio após miram ter a ideia de ir há luta saber quem era seu pai e conhecer um pouco da família dele Mariam com 15 anos de idade não sabia o que seria de seu destino pois, era sozinha na vida, então foi obrigada se casar com Rashido, um sapateiro de meia idade que sonhava em ter um filho, pelo motivo do seu bebê morrer muito pequeno. Depois de alguns anos de casada e ela tinha um casamento muito sofrido, seu marido fez dela sua empregada, ao decorrer do tempo há menina engravida. Com a descoberta tudo muda. Rashid passa a fazer bem a sua mulher, trazer presentes, comprar roupinhas, até que um dia Mariam perde o bebê, Não somente este bebê, mas vários outros que ameaçaram vir ao mundo. Rashid ao perceber que casou "em vão" maltratava ainda mais a menina. 

Laila era uma menina muito jovem tinha apenas 20 anos, que pertencia a mesma rua de Mariam, seus pais eram liberais e teve a bela oportunidade de estudar, ao passar do tempo seus irmãos cresceram e foram enviados a guerra, por acontecer esse fato sua mãe passou a viver com depressão e deixou de lado a menina, mas a menina era forte ela tinha um grande amigo Tariq por quem se apaixonou-se durante sua infância.  Tariq e sua família tiveram que abandonar Cabul fugindo da guerra, e a menina negou abandonar seu pai para fugir com ele. Ele foi e prometeu voltar, sem saber que havia deixado Laila grávida. Pouco depois da separação, a família de Laila decide fugir também, mas no dia da mudança um míssil caiu sobre sua casa e deixou em vida apenas a menina, então sem rumo de vida desabou a chorar.

Então Rashid e Mariam acolheram Laila, e depois de alguns dias Rashid a pede em casamento em troca de mantê-la em segurança, com um lar e família. Inicialmente Miriam não aceita, mas aos poucos percebe que a menina só aceitara por necessidade. Laila diz que o filho que esperava era de Rashid, e as duas passam a criar a menina (Aziza), que sempre fora vista com maus olhos por Rashid, pois não era o sonhado menino.  Rashid maltratava as duas sempre que podia, e culpava Míriam por qualquer coisa que acontecesse. Tudo era motivo para espancamentos e castigos rigorosos. Laila recebe a notícia de que Tariq morreu no acampamento de refugiados, e o sonho de um reencontro acaba. 

Laila engravida de um menino (Zalmai), que passa a ser o rei da casa. Rashid fica desempregado e chegam a passar fome. Para conter a crise, Rashid decide colocar Aziza em um orfanato, e não permite que as duas (Mariam e Laila) visitem a menina. Laila, mesmo sendo espancada pelas ruas, por andar sem o marido, continuava indo ver a menina todos os dias. 


Escolhi este livro pois, o motivo que me chamou a atenção sobre a história de vida de duas afegãs que viviam em conflito(guerra)  e não sabiam o destino de suas vidas, uma das afegãs se chamava Mariam e a outra Laila.  Recomendo para todo os tipos de pessoas que queiram ler, achei muito boa essa história não vejo a hora de chegar ao fim para ver o que acontecerá com as duas afegãs que lutavam para ter uma vida melhor.
MILENA MOSCATO - 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário