terça-feira, 2 de setembro de 2014

Os Papéis de Lucas

Autor: Júlio Emílio Braz
N° de páginas: 96
Páginas lidas: 96
Editora: Editora do Brasil
Edição: 2ª
Lucas, um adolescente de 17 anos incompletos foi uma das vítimas fatais de um acidente automobilístico chegando em nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
Com sua morte, seus familiares resolveram doar parte de suas roupas e suas coisas para a igreja local. Quase tudo foi doado, restaram poucas coisas, entre elas, uma agenda abarrotada de papeis, encontrada no acidente, sua mãe e seu pai queriam queimá-la, porém, sua tia, professora em gramado, resolveu folhar e ler alguns artigos que Lucas escreveu, tinha dezenas de escritos, poemas, cartas, anotações...  A tia de Lucas, então resolveu mostrar  “os papéis de Lucas” (como ela chamava), para a livreira Eleonora Zorzi, amiga dela, pedindo para que ela fizesse um livro com tudo o que Lucas relatou.  No começo ela começou a ler para agradá-la, mas logo em seguida se interessou pelos assuntos que ele tratava.
“ - Pessoalmente, ao ler aqueles papéis, encontrei um jovem assustado com o mundo e, ao mesmo tempo, fascinado com tudo o que ia encontrando neste mesmo tempo, fascinado com tudo o que ia encontrando nesse mesmo mundo:  Desafios e dificuldades, atritos e armadilhas, as cores e os prazeres.  Relato de uma pessoa sobre si mesma, seu dia a dia, sobre o quanto pode ser assustador e contraditoriamente fascinante fazer parte deste mundo.  Penso que foi mais ou menos por isso que me interessei tanto em gastar algum tempo de minha vida. ” Relata a livreira.
No livro consta várias anotações sobre a família de Lucas, sobre o erotismo, a Aids, a solidariedade, o alcoolismo, as drogas, o homossexualismo, entre outros assuntos.
Boa parte deles se perdeu durante o acidente e outros tantos os familiares retiraram, por contar coisas muito íntimas sobre a família. 

Vanessa Manzoni - 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário