quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ana Terra


Livro: Ana Terra 
Autor: Érico Veríssimo 

Escolhi este livro por me interessar muito por literatura brasileira, indico a todos que tiverem a oportunidade de ler, pois a história é muito interessante.
A história se passa em meados do século XVIII, em uma estância isolada no interior do Rio Grande do Sul.
Lá morava a família Terra formada por Maneco Terra, Dona Henriqueta e os filhos Antônio, Horácio e Ana Terra.
Viviam uma vida cheia de desafios todos os dias, com trabalho pesado e a constante ameaça de invasão dos castelhanos, que saqueavam casas e violentavam mulheres.
 A vida de Ana Terra começa a mudar quando ela encontra um homem ferido ao lado de um riacho. Era Pedro Missioneiro, com traços indígenas, criado nas missões jesuítas e membro das forças de Rafael Pinto Bandeira.
 Alguns tempos se passavam e como Pedro se destacava nas tarefas da estância não mandaram ele embora, assim, Ana acabou se apaixonando e se entregando para ele. Ana descobre que está grávida e tenta esconder isso da família, mas não conseguiu por muito tempo. Sem a aceita do pai e do irmão, como nas tradições antigas "a honra se lava com sangue", matam Pedro Missioneiro.
Nasce Pedro Terra, amado muito pela mãe. Até que os castelhanos invadem a estância, Ana esconde Pedro e assim ele se livra da morte, pois todos os homens que estavam na estância foram mortos e Ana violentada. Depois disso seguem para uma nova vida em Santa Fé, fundada nas terras do coronel Ricardo Amaral.

Thuanny M. Couceiro, 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário