segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vovô fugiu de casa



Autor: Sérgio Capparelli

Gênero Literário: Conto, Literatura infanto - juvenil 

Editora: L&PM EDITORES

Nº de páginas : 148

   Este livro conta uma envolvente história de amizade entre um garoto e seu avô italiano Cnduz a história á zona de colonização italiana no Rio Grande do Sul, por onde tramam uma fuga delirante no momento em que a família decide internar o avô em um asilo para velhos .

O avô de Picolino sempre sentava em um degrau da escada para fumar seu cachimbo. Nunca falava com ele nem com ninguém, principalmente quando estava triste. Ficava quieto por horas, uns diziam que ele estava pensando nas montanhas de sua Itália, outros achavam que estava apenas fumando seu cachimbo e nada mais.caduco e esclerosado, cheio de manias. Certa noite Picolino ouve sua tia Angelina falando que estava com vontade de internar Seu Beppe - o avó de Picolino, vontade essa que era por conta das manias e escleroses de Seu Beppe. No outro dia Picolino conta o que ouviu de sua tia para seu avô, e então decidem fugir para a Itália.
  Com o plano esquematizado, no outro dia sairam bem cedo, atacaram um carro e foram para a Itália. Depois de alguns dias viajando foram atacados por um policial que deixa eles passarem sem muitos problemas. Voltaram da Itália: e quando chegaram em casa tia Angelina queria internar o vovô Beppe de novo. Em uma tarde Picolino observava seu avô e viu que começou a surgir passarinhos ao redor da cabeça de Beppe. Derrepente o avô de Picolino ganha asas e sai voando feliz.

Opinião: Eu escolhi o livro por se tratar de um conto, de uma "comédia" e que ainda revela alguns traços da nossa colonização italiana aqui no Rio Grande do Sul. Eu recomendo que leiam esse livro, principalmente as crianças e os jovens por se tratar de um conto literário infantojuvenil.

 Eduardo Viero Schmitt- 203


Nenhum comentário:

Postar um comentário