quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Divergente

Autora: Veronica Roth



Quando escolhi esse livro estava procurando algo parecido com Jogos Vorazes, apesar de tratarem de temas semelhantes ainda são muito diferentes. Numa versão futura da cidade de Chicago nos EUA a sociedade se divide em 5 facções cada uma com uma virtude, são elas: Abnegação (os altruístas), Amizade (os pacíficos), Audácia (os corajosos), Franqueza (os honestos) e Erudição (os inteligentes). Todos os jovens de 16 anos devem tomar uma teste que vai indicar em qual facção eles se encaixam melhor, depois disso eles podem escolher entre ficar com a família ou ir para a nova facção. E tem aqueles que são chamados Divergentes (se encaixam em mais de uma facção), eles devem manter isso em segredo pois correm risco de vida, pelo jeito que essa sociedade é dividida Divergentes são considerados um risco para o sistema. Beatrice Prior é uma Divergente que escolhe ir para Audácia, lá muda seu nome para Tris, ela descobre que para realmente fazer parte da facção ela deve passar pela iniciação que contém 3 testes e ficar entre os 10 primeiros colocados de cada um. A partir daí veremos os conflitos entre ela e os outros iniciantes bem como sua luta para passar nos teste. Mas há um conflito crescente entre facções na sociedade e o sistema que antes parecia perfeito começa a se desintegrar quando Erudição põe em ação um plano para dominar Abnegação usando Audácia. Tris deve usar a vantagem de seu segredo para salvar aqueles que ama e ajudar a acabar com esse conflito.
O livro é muito bom, o modo como a autora criou essa nova sociedade é bem pensado e desenvolvido, e os personagens e a história em si também. O desenvolvimento da história ocorre em um ritmo bom, não teve partes em que a história pareceu se arrastar, o que é um problema que muitas vezes encontro.  Espero que a sequência possa manter a mesma qualidade do primeiro livro.

Páginas: 507
Estela Biscaino - 203

2 comentários:

  1. Estou acabando convergente, vou fazer uma resenha assim que acabar. Realmente o livro é muito bom e te prende de uma maneiraa.... é ótimo.

    http://tudoquemotiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Irei incluí-lo à lista de títulos que pretendo ler durante o ano. Muito interessante!

    ResponderExcluir