quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Negro da Chibata

Resultado de imagem para livro o negro da chibata fernando granato 1 ediçao objetiva

Título: O Negro da Chibata
Autor: Fernando Granato
Gênero: História
Editora: Objetiva

 
    Novembro de 1910. Enquanto o presidente da República, Hermes da Fonseca, comemora sua posse, tiros de canhão sacodem a cidade de Rio de Janeiro. Estava deflagrada a Revolta da Chibata, liderada por João Candido felisberto, o nosso almirante negro. O clima era de panico nas ruas e de alvoroço nas imprensa. A reivindicação era justa, acabar com a Chibata na Marinha Brasileira.
    Na Marinha, os métodos de trabalho permaneciam medievais. Os castigos corporais eram uma regra, a humilhação era constante. Para acabar definitivamente com isto, João Candido enfrentou o governo de cabeça erguida e arma em punho. Virou herói. Mas sua História teve gosto amargo de perseguição política. Acabou por ser preso junto aos companheiros, mas a defesa de Evaristo de Moraes inocenta o grupo, Mas, daí pra frente, passou a ser discriminado e perseguido pela marinha, pobre e esquecido e doente, o almirante negro passa a levar, até sua morte, em 1969 com 89 anos, a fama de líder subversivo. De marinheiro a pescador, teve a polícia vigilante até mesmo em seu enterro.


   Recomendo muito o livro, pois muita gente não conhece sobre o assunto, mas deveriam se aprofundar na verdadeira história da Revolta da Chibata, conhecer a vida de João Candido, o negro que terminou com a Chibata na Marinha Brasileira, mas infelizmente esquecido por muitos.


Wesley Côrtes
Turma: 203

Nenhum comentário:

Postar um comentário