domingo, 24 de maio de 2015

Signo de Câncer

Autora: Silvana de Menezes

O livro fala de um casal de adolescentes apaixonados, ele se chama Lucas e ela se chama Julia, e ela depende de uma doação de medula para viver. Todos os dias ele escutava ela tocando flauta pela janela, então ele se apaixonou pela música doce da flauta e por ela também. Então Lucas pede pra Bruno que é o melhor amigo dele e é filho do porteiro do prédio onde ela mora, para investigar sobre a vida dela. Eles acabam descobrindo que ela tem câncer e ele é muito preconceituoso e ele não aceitaria assumir um namoro com uma flautista careca que tem câncer, porque os amigos marmanjos iriam zoar. Então eles começam a conversar pela internet, e nesse tempo o pai de Lucas morre e seu melhor amigo também, então ele percebe que enquanto ele vivia de preconceito e medo do que os outros iriam pensar ele acabou perdendo coisas muito importantes na sua vida. No fim ele deixa o preconceito de lado e vai viver o amor que sente por Júlia.
Eu achei esse livro interessante, por falar de um amor e do preconceito ao mesmo tempo, pois ele tem vergonha da doença de Júlia, indico para quem quiser quiser um drama romântico, pois o amor vence barreiras até o preconceito.

Alana Caroline Prates - 204 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Menino do Engenho


Autor: José Lins
Número de páginas: 98
Páginas lidas: 98
Editora: José Olimpyo
Gênero literário: Romance -Motivo que me levou a ler esse livro foi só por interesse mesmo, porque parece ser um livro bem legal. .

É um romance, fala sobre um menino, sua família e seus parentes. Aos quatro anos ele perde sua mãe que é morta pelo seu próprio pai; um homem que ele admirava e amava que na imagem era um jovem sábio, calmo, amoroso. Depois de preso seu pai morre por uma paralisia gral. Três dias depois da morte de sua mãe Clarisse, ele foi levado ao engenho de seu avô para morar, e ali ele ficou, conheceu seus tios, alguns primos e algumas coisas novas. Com o passar dos dias diminuía a sua dor pela morte da mãe, pois todos o apoiaram e deram carinho.

Menino de engenho com o passar do tempo foi crescendo e se acostumando no engenho, os modos do campo, e as plantações. Em um certo dia levaram-o para aprender o alfabeto na casa de Judite, ai se passaram alguns dias ele começou a gostar dela, porque ela o tratava bem.

No fim entrou no colégio, não estava a fim de estudar mas na saída de casa para pegar o trem seu tio José Paulino lhe disse: “Não vá perder seu tempo, estude e não se arrependerá”; Enfim ficou no internato do colégio estudando, levando em seu corpo saudade pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o corpo. Menino perdido, Menino de engenho.

201 - Angélica Rodrigues


Faltaram teus comentários sobre o livro.
Profª Denise


segunda-feira, 18 de maio de 2015

The Walking Dead: A Ascensão do Governador

Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Gênero Literário: Acão e terror
N° de páginas: 364
Publicado no Brasil por: Editora Galera Record


The Walking Dead Livro 1: A Ascensão do GovernadorNo universo de The Walking Dead, não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como “Vilão do ano”, ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.


Bruno Carvalho - 201

Faltaram teus comentários sobre o livro.
Profª Denise



Cópia da internet: http://leitoresdepressivos.com/tag/a-ascenscao-do-governador/

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Macunaíma,o herói sem nenhum caráter

As margens do rio Uraricoera, na floresta Amazônica, nasceu Macunaíma, um índio negro descendente  da tribo dos Tapanhumas, desde cedo o "herói da nossa gente". Desde pequeno era um sujeito muito preguiçoso, isso o tornava diferente dos outros heróis ele era safado, preguiçoso, egoísta também muito inteligente capaz de influenciar todos à sua volta.Macunaíma foi crescendo e tornando-se em um lindo homem. Na necessidade de uma companhia feminina para seus passeios na mata ele ia com a mulher de seu irmão Jinguê, mas no meio do mato ele se tornava um príncipe e com isso a sua cunhada se sentia atraída por ele, nisso ele passava a tarde toda tendo relações com sua cunhada, Macunaíma não estava nem aí para seu irmão,o desrespeitava prova disso,que ele cobiçava a mulher do seu irmão, depois de pouco tempo o irmão de Macunaíma descobriu a traição e cedeu a sua mulher a ele. Mas logo em seguida seu irmão arrumou uma nova mulher e Macunaíma estava mais uma vez se envolvendo com ela e mais uma vez seu irmão aceita novamente. Macunaíma cresce, mas continua com seu caráter Indigno, enganando a todos a sua volta. Um dia na tentativa de caçar uma veada, aprisionou o seu filhote e ela como mãe voltou. Foi nesta oportunidade que Macunaíma a matou, porém quando se aproximou viu que na verdade tratava-se de uma mãe, ele tinha sido enganado pelo Anhangá.
 Assim, Macunaíma junto com seus dois irmãos, Maanape e Jinguê seguiram pela mata indo embora. No caminho encontrou Ci a mãe do mato, os dois tiveram relações e ele se tornou o Imperador do mato virgem. Os dois se amavam e tiveram um filho que logo foi abençoado para trazer muitas riquezas aos pais ,principalmente a Macunaíma. Entretanto o menino adoeceu e morreu: Ci, cansada e desiludida, parte para as estrelas, o que significa a morte,mas antes ao esposo o Muiraquitã - um talismã que lhe garantia a felicidade.
 Eles seguem uma vida no mato ate que o "herói sem caráter" vai embora para São Paulo porque, descobriu que o Muiraquitã que ganhará e tinha perdido estava com o comerciante Venceslau Pietro, um colecionador de pedras. Macunaíma vai atrás do Talismã e em São Paulo conhece as chamadas máquinas. Buscava por ainda mais dinheiro e se diverte enganando os irmãos e dormindo com as mulheres da cidade. Porém as coisas com Venceslau Pietro não correram bem como ele esperava.O comerciante era na verdade o gigante Paimã, comedor de gente. O nosso anti-herói sofre muito na tentativa de reconquistar o presente de Ci, até que finalmente procura a Macumba e lá pediu a Exu que desse uma bela surra na alma do gigante, pois assim ele teria o Muiraquitã.
Tendo o talismã de volta, os três voltaram a Amazônia, mas lá os irmãos de Macunaíma morrem e ele acaba se encantando por Lara, perdendo assim a pedra que ganhou de Ci de uma vez por todas.
Assim como sua companheira mãe do mate cansado da vida e desiludido ele sobe ao céus,dando origem a constelação da Ursa Maior.

Gostei bastante desse livro apesar de ele ser um pouco confuso,gostei bastante porque mostra que pessoas prepotentes e gananciosas se dão mal na vida.

Brenda - 204        

As cores da escravidão

   
Autor: Ieda de Oliveira
Gênero Literário: Conto

Conta a história de Tonho, um menino que resolve deixar sua família e sua casa para trás em busca de um futuro melhor, mas acaba caindo nas garras das pessoas erradas e sendo obrigado a trabalhar e sofrer coisas que nenhuma criança jamais deveria ter que passar em sua vida.
Mas assim mesmo no final de tudo ele conseguiu fugir daquela fazenda quando ele saiu de lá não sabia pra onde iria. Mas a sorte dele foi ter encontrado um casal que lhe ajudou muito, pois eles deram tudo pra ele mas assim mesmo ele não esquecia o que tinha passado, então resolveu denunciar aquelas pessoas que levavam crianças para uma fazenda e lá faziam delas pessoas escravizadas.
Na minha opinião: este livro fala sobre uma escravidão quem gosta desse tipo de assunto ele é muito bom. Escolhi esse livro porque achei bem interessante gostei muito da história.
                     
 Angélica Contessa - 204

O que está em destaca encontra-se na internet.

Profª Denise

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bruxos e Bruxas

Autor: James Patterson

Gênero literário: Ficção

Motivos que levaram à escolha do livro: Best Seller #1 do The New York Times


 O livro Bruxos e Bruxas conta a história de dois irmãos: Whitford Allgood e Wisteria Allgood que brigam como todos os irmãos, mas que no fundo se amam. São dois adolescentes comuns, mas ao serem atacados dentro da sua própria casa por um governo totalmente autoritário e ditatorial a N.O (Nova Ordem) comandados pelo O Único que é o Único e descobrem que são "especiais", bruxos de descendência wiccana. São presos e vivem momentos desumanos num reformatório e são condenados a morte. Na prisão, coisas estranhas começam a acontecer: a irmã mais nova Wisty, entra em combustão diversas vezes, brilha e até mesmo flutua durante o sono, já Whit o irmão mais velho, consegue se comunicar com os “Meia-Luzes” ou seja, pessoas que já morreram. Os irmãos Allgood tentam, a qualquer custo provar que são apenas adolescentes comuns, mas quanto mais tentam, mais poderes aparecem. E no meio disso tudo, eles tem que tentar sair da prisão antes do dia de sua execução e tentar salvar a vida de seus pais.

Apesar de ser um livro"Teen" de linguagem formal, achei muito interessante a forma de como o autor expressa o desespero e o sofrimento dos irmãos  Allgood.

Bruno Lançanova - 203

Saber Envelhecer


Saber Envelhecer seguido de A amizade
Autor: Marco Túlio Cícero
Gênero literário: Literatura Clássica Internacional
O que me levou a escolher tal livro para leitura, foi um gosto pessoal relacionado a filosofia, provavelmente quem se interessa por esse gênero ou prefere uma leitura direcionada para melhor entendimento social ou reflexões, iria gostar muito da leitura das obras de Cícero.

No  livro, Saber envelhecer seguido de A amizade, Cícero, um dos mais importante filósofos, desenvolve vossa tese sobre "A arte de envelhecer", onde discorre que a arte de envelhecer é encontra prazer em todas as idades, e que o número de anos vividos, pouco influi em estar velho ou não.

Ana Luisa, 201

Carrie - A Estranha

Autor: Stephen King
Gênero Literário: Terror
N° de páginas: 199
Editora: Suma de letras

O motivo que me levou à escolha do livro foi o filme que acho simplesmente incrível e queria saber com mais detalhes sobre essa história bizarra.

Carrie é uma adolescente tímida e solitária que era considerada em sua escola uma estranha, incapaz de conviver com os demais.
Em meio a tantos deboches e piadas maldosas vivia dia a dia mais isolada, mesmo com uma aparência frágil Carrie tem poderes sobrenaturais, e com o pensamento é capaz de mover objetos.
No dia fatídico de sua formatura se sentindo totalmente humilhada Carrie usa seus poderes como vingança e acaba causando uma morte em massa  que destrói todo o Thomas Ewen high school. Chegou a hora do acerto de contas.

Achei ótimo, pois com a leitura podemos fugir um pouco da realidade e entrar em um mundo onde tudo é possível.

 Flavia - 202

terça-feira, 5 de maio de 2015

A luneta mágica

Livro - Clássicos Rideel - A Luneta Mágica - Joaquim Manoel de Macedo

Autor:Joaquim Manuel de Maledo

Gênero: ficção 

Editora:Rideel

Escolhi este livro porque me chamou atenção o título.

Gostei muito de ler esse livro, conta a historia de um guri  chamado Simplício, que ficou órfão as 12 anos de idade, ele tinha miopia, uma doença que afetava sua visão, um amigo lhe indicou um gravador de vidros, que era a unica pessoa que poderia o ajudar, mas não conseguiu nem uma lente que poderia o ajudar a enxergar pois ele era quase cego e tinha o desejo de poder enxergar. O dono da loja o indica um amigo, que mexe com magia e tals, e Simplício com o desejo de enxergar segue seu conselho.

Chegando a loja do tal mágico, Simplício fala de sua miopia para ele e o mágico diz ter a solução. O sujeito faz uma lente mágica muito poderosa, mas o avisa: se olhar para qualquer pessoa ou objeto por mais de três minutos, verá a visão do mal. Simplício aceita a lente, mas não dá tanta atenção ao aviso do mágico. Vendo apenas o mal das pessoas, Simplício acaba ficando solitário no mundo, onde todos o acham louco. 
Depois que, aparentemente, se sente recuperado e de não ter mais em mãos a luneta mágica que foi destruída, Simplício volta a ser o míope de antes, até o momento em que é levado novamente até o armazém do Reis. Lá reencontra-se com o mágico, que após um segundo ritual, o entrega uma segunda luneta. 
Os mesmos conselhos são dados pelo mágico a Simplício, só que dessa vez, após os três minutos, a luneta o dará a visão do bem. Simplício, depois de desconhecer qualquer mal que a visão do bem poderá trazer, acaba desobedecendo mais uma vez o mágico. Ele vê de uma forma exagerada apenas a bondade que existe nas pessoas e em todo o resto a sua volta. Por causa disso, acaba sendo vítima de trapaceiros e aproveitadores, que se aproveitam da sua boa fé, alimentada pela visão do bem de sua luneta mágica. Em consequência destes fatos, Simplício fica novamente contra a sua família e fora de casa.
Estas descobertas deixam Simplício horrorizado e decepcionado. Passa-se um mês e ele só encontra decepções, ninguém em quem confiar, nada em que acreditar. Os amigos são todos interesseiros, exploradores, as moças são todas falsas e impuras.
De repente, a cidade inteira comenta sua loucura e ele passa a ser perseguido e execrado em todos os locais. A família decide que ele está doente, tranca-o em casa e quer destruir sua luneta. A visita de um médico, no entanto, impede que ele seja declarado louco. Todos concordam que ele foi iludido pela magia e que com amor e carinho da família ele conseguirá superar tudo.

Diogo Witt Guedes - 202


O que está em destaque encontra-se na internet. 
Profª Denise

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vovô fugiu de casa



Autor: Sérgio Capparelli

Gênero Literário: Conto, Literatura infanto - juvenil 

Editora: L&PM EDITORES

Nº de páginas : 148

   Este livro conta uma envolvente história de amizade entre um garoto e seu avô italiano Cnduz a história á zona de colonização italiana no Rio Grande do Sul, por onde tramam uma fuga delirante no momento em que a família decide internar o avô em um asilo para velhos .

O avô de Picolino sempre sentava em um degrau da escada para fumar seu cachimbo. Nunca falava com ele nem com ninguém, principalmente quando estava triste. Ficava quieto por horas, uns diziam que ele estava pensando nas montanhas de sua Itália, outros achavam que estava apenas fumando seu cachimbo e nada mais.caduco e esclerosado, cheio de manias. Certa noite Picolino ouve sua tia Angelina falando que estava com vontade de internar Seu Beppe - o avó de Picolino, vontade essa que era por conta das manias e escleroses de Seu Beppe. No outro dia Picolino conta o que ouviu de sua tia para seu avô, e então decidem fugir para a Itália.
  Com o plano esquematizado, no outro dia sairam bem cedo, atacaram um carro e foram para a Itália. Depois de alguns dias viajando foram atacados por um policial que deixa eles passarem sem muitos problemas. Voltaram da Itália: e quando chegaram em casa tia Angelina queria internar o vovô Beppe de novo. Em uma tarde Picolino observava seu avô e viu que começou a surgir passarinhos ao redor da cabeça de Beppe. Derrepente o avô de Picolino ganha asas e sai voando feliz.

Opinião: Eu escolhi o livro por se tratar de um conto, de uma "comédia" e que ainda revela alguns traços da nossa colonização italiana aqui no Rio Grande do Sul. Eu recomendo que leiam esse livro, principalmente as crianças e os jovens por se tratar de um conto literário infantojuvenil.

 Eduardo Viero Schmitt- 203


domingo, 3 de maio de 2015

O Teorema Katherine



Título: O Teorema Katherine
Nº de páginas:304
Editora: Intrinseca
Gênero:Romance
Escritor: John Green

Resumo:
Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim.
Após seu mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, com pura matemática, o desfecho de qualquer relacionamento.
Uma descoberta que vai entrar para a história, elevando Colin Singleton diretamente ao distinto ponto de gênio da humanidade. E também, é claro, vai ajuda-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
Minha Opinião:
Eu indico este livro,pois é muito bom na minha opinião,Eu conheci esse livro e quis ler por que estou fazendo uma coleção de livros do autor John Green,Diria para lerem todos,Mas quis falar sobre este livro pois é bem diferente dos outros e envolve matemática que no meu caso não é a matéria que me dou bem,é isso! Espero que gostem :)
Ana Paula Gonçalves 201

sábado, 2 de maio de 2015

20.000 léguas submarinas

Autor: Júlio Verne



Eduardo Aust- 203

Tudo ccomeça quando o professor Aronnax sai em busca de um misterioso monstro oceânico com seu fiel ajudante, Conseil.
    Em seguida conhece ned land, o rei dos arpoadores. Ned era um canadense enorme. Poucas pessoas tinham coragem de contradizê-lo.
    Eles saiem em busca desse monstro pelo oceâno, passam vários dias, e nada desse monstro. Até que um dia ned grita que o quê estavamos procurando tava na nossa frente.
   O monstro veio em direção ao nosso navio e destuiu tudo.
Eles acabam descobrindo que o monstro era um submarino chamado Nautilus, que era controlado pelo capitão Nemo.
   O capitão Nemo e o professor Aronnax vivem várias aventuras apaixonantes, explorando vários lugares.
   Quando o Profesor tava arrumando um bote para fugir, veio um grande redemoinho. Ele desmaiou, e se acordou numa cabana de um pescador.
  O professor  pensou, da minha parte , tenho a resposta para uma pergunta formulada há seis mil anos no Eclesiastes:"Quem foi capaz de sondar as profundezas do abismo"? Dois homens: o capitão Nemo e eu.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Um porto seguro

Autor: Nicolas Sparks

Gênero; romance

O motivo que me levou a escolha deste livro foi já ter visto o filme, gostei muito e resolvi ler o livro para saber mais sobre essa emocionante história.

Um porto seguro tem como foco principal katie que cansada de sofrer nas maos de seu marido kevin resolve fugir,inumeras tentativas são realizadas sem muito exito porem em uma tarde katie consegue chegar a rodoviaria sem que seu marido perceba,la katie compra uma passagem para uma pequena cidade na carolina do norte chamada southport,chegando la katie começa a trabalhar em uma cafeteiria,aluga uma casinha e faz sua primeira amizade com jo sua vizinha.
dias se passaram e katie foi fazer suas compras no mercado de Alex que era viúvo e tinha dois filhos.depois de varios encontros informais com katie,alex se apaixonou,dai entao convido-a para sair.katie de imediato disse "nao",ao chegar em casa se deparou com Jo sentada em sua varanda la as duas tiveram uma longa conversa e Jo a aconselhou aceitar o pedido de Alex.
uma semana depois Katie e Alex sairam para jantar,logo katie ja frequentava a casa de alex quando resolveu falar de seu passado e revelar a alex q ela era casada e estaria ali naquela cidade para se esconder de Kevin.
Alex a aconselhou procurar o divórcio porem katie sabia que Kevin nao aceitaria isso entao ela resolveu q nao iria fazer isso,alex aceitou sua decisão.dias de passaram ate q kevin conseguiu achar katie,kevin era um policial muito competente.
A cidade estava de festa por conta do feriado de 4 de julho,foi enta que katie decidiu ir ate a casa de alex foi entao q kevin a encontrou e obrigou-a a voltar com ele para nova york,katie deu lhe um tapa na cara e saiu correndo em direção a casa de alex,chegando la katie contou o que estava acontecendo alex disse para ela se abrigar dentro de casa,kevin seguiu katie e chegou também até a casa de alex la os dois travaram uma briga,kevin deu uma paulada na cabeça de alex que desmaiou,ketie observava tudo da janela do quarto,kevin pegou galoes de gasolina e despejou ao redor da casa ateando fogo nela,katie levou as crianças ate a porta dos fundos e as escondeu no galpão,logo depois foi ate onde kevin estava e disse que iria embora com ele,kevin ficou muito feliz e dirigiu-se até o carro foi quando katie pegou sua arma e efetuou dois disparos nas costas de kevin que caiu no chão ja sem vida.
os bombeiros chegaram e o fogo foi apagado,alex voltou a se recordar do que avia acontecido.
no dia seguinte tudo estava destruido por conta do fogo,alex resolveu ficar na casa de katie ate que a sua fosse totalmente reconstruida,alex deu a ketie uma carta na qual sua falecida esposa avia escrito,depois de katie ler a carta deu se por conta q sua melhor amiga jo era na verdade josie a falecida esposa de alex.
entao  katie e alex se casaram e viveram ali naquela cidade ate seus ultimos dias de vida.

este livro é muito bom recomendo a quem gosta de ler um verdadeiro romance.

turma;203
André william