terça-feira, 31 de julho de 2012

Vida e obra de Aletrícia depois de Zoroastro

Autor: Bartolomeu Campos de Queirós 
Gênero Literário: Literatura infantojuvenil

O motivo que me levou a escolher este livro foi porque um colega que havia lido recentemente recomendou a leitura do mesmo, mas também achei interessante a capa, entre outros. 

O livro fala de uma moça que sua vida baseava-se na ordem alfabética, alimentava-se, vestia-se, basicamente qualquer coisa que fosse fazer tinha que ser na ordem do alfabeto, ela achava que quando fosse encontrar o amor de sua vida, ele teria que ter o nome com a inicial que vinha depois da dela, no caso letra 'b', mas não foi bem isso que aconteceu ela conheceu um rapaz com o nome de Zoroastro, para ela era o fim isso, pois era a última letra do alfabeto, totalmente distante de sua inicial, mas ela apaixonou-se pelo rapaz que por coincidência era apaixonado pelos números, eram perfeitos um para o outro. Para Zoroastro tudo tinha que estar na ordem numérica, como Aletrícia era com as letras. Mas Zoroastro ficou doente, durante um tempo e Aletrícia ficou muito triste, abalada já nem comia mais, apenas sopa de letrinhas e fazia questão de comer as letras em ordem, mesmo triste não perdia sua mania. Foi o dia que Zoroastro por infelicidade de Aletrícia faleceu, assim acabando de vez com a esperança da moça um dia casar, mas ela era jovem poderia achar outro alguém, mas para ela não iria nunca mais conhecer ninguém, pois o jovem tinha seu nome com a letra Z e nada vem depois da mesma. Passaram os anos ela já não era mais jovem, estava fraca, infeliz... Aletrícia então parte para outra sozinha para sempre.

Gostei muito de ler este livro, achei muito interessante, pois consegui entendê-lo de uma forma fácil, sem dificuldade nenhuma. Muito bom!

Caroline Auzani - 204

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Robin Hood - A lenda de um foragido


O livro que eu peguei para ler é muito legal, pois ele se trata de uma ficção, o nome do meu livro é ROBIN HOOD- A LENDA DE UM FORAGIDO, versão de Tony Lee. Eu escolhi esse livro pois o que me atraiu foi a capa dele e porque essa obra foi relatada em quadrinhos e assim deixa a leitura mais interressante.
Ele trata de um homem que foi vítima de um trauma quando ele era criança. O amigo de seu pai ia ser enforcado, mas o pai dele o matou quando tentaram lhe matar Robin inconformado com o acontecido resolveu se tornar um bravo guerreiro para o caso  de um amigo precisar dele ele não viesse a matar o amigo, mas sim salvá-lo. Ele se tornou o melhor, e foi para as cruzadas lutar e recebeu a noticia do assassinato do seu pai. Decidiu voltar para a cidade para matar o assassino de seu pai e assim se vingar. Ele volta e acaba se metendo em uma história de amor, traição, desavenças, mentiras e até de mortes ai ele vai ver o valor da união, da amizade e principalmente da honestidade. 
Não vou contar toda a história se não você não vai ler .
Alex de Freitas - 203

sábado, 14 de julho de 2012

O Carrasco que era Santo

Autor: Josué Montello
Gênero literário: Romance

Motivo que me levou a escolher este livro: A pequena quantidade de páginas.

Uma breve síntese e minha opinião:
Que a tia Bilu, baixinha de olhos vivos, voz suave, sempre bem vestida e ainda bonita, foi ela quem contou quando ele era menino, a mais bela história que ficou na lembrança dele.
 Achei legal, porque sempre é bom ter uma pessoa que quando a gente precisa sempre tenha ao nosso lado nem que seja apenas para contar algumas histórias que sem dúvidas irão ficar na lembrança.



Eduardo Ribeiro - 204

Eduardo
Acredito que podes falar algo mais sobre a história.
Aguardo
Prof. Denise

Uma história de futebol


Eu escolhi este livro porque eu tenho uma paixão por futebol. 
O gênero literário deste livro é uma novela e o autor é Jose Roberto Torero. 
N° de páginas: 79  

O livro conta a história de onze amigos, um time de futebol que era todo formado por amigos da vizinhança eles eram o Azeitona, o Bala, o Tom Mix, o Espaguete, o Veludo, o Arigato, o Pé-de-cabra, o Zuza, os irmãos Cosme e Damião e o Dico.
Eles tinham um time de futebol e estavam jogando um campeonato muito difícil e não acreditavam que pudessem ganhar, pois nenhum deles gostava de jogar exceto o Dico que era o crack do time, foi então que o aviador da cidade e o seu Landrão os incentivou e eles ganharam. Eles descobriram que tinham que fazer o que realmente gostassem.
Gostei muito desse trabalho de leitura e recomendo esse livro a todos que gostam de futebol.

Andrey de O. Cortez - 204

                 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Heróis por acaso - Assassinato em Pedra Escondida


 
Autora: Gleidiane Miranda
Gênero: Infantojuvenil
Páginas: 96
Escolhi este livro porque conta uma história em uma fazenda. 
Rufino e sua família saíram à procura de novas terras para plantar e encontraram a Fazenda  da Pedra Escondida, seu dono era Juca Ferreira. Juca tinha uma sobrinha e ia dar uma festa na sua chegada. Chegou o dia da festa e seu tio foi apresentar sua sobrinha para os filhos dos fazendeiros, mas Lia se apaixonou por Zeca e Carlos um filho de um fazendeiro não gostou de saber, então preferiu se vingar.
Juca gostava de ir caçar. Então Tonhão e Carlos armaram um plano. Tonhão descarregou todas as armas e deixou a do Rufino carregada, ai Juca foi mostrar como se atira e apontou a arma para o seu próprio peito e sem querer a arma disparou. Zeca já meio desconfiado do ocorrido mando seu pai fugir. Lia ficou braba com Zeca, mas em um belo dia escutou o que houve de verdade e armou um plano com Zeca.
Na  de missa de 7º dia de Juca eles colocaram uns microfones no celeiro quando Tonhão e Carlos estavam discutindo, então todos escutaram. Ai eles foram presos e Rufino ficou livre.
D. Vilma pagou a escola na capital para que Zeca e Lia ficassem juntos.

Este livro é muito bom porque jovens descobriram sobre o assassinato. Este livro tem uma sequência.

Gabriele Pires Marques - 204

Quando florescem os ipês

Autor: Ganymédes José

Escolhi este livro por recomendação da professora.
O Livro trata de um drama.
O Livro relata a vida de quatro adolescentes que vivem em uma pequena cidade. Tal qual o ipê floresce uma vez por ano, no final da adolescência cada um tem seu fortalecimento e a necessidade da opção: Ficar ou mudar para a cidade grande.

Gostei porque o livro dá liberdade para a imaginação!

Eduardo Salbego - 201 

Pollyanna

Autora: Eleanor H. Porter
                                                                                                                                                                                                                                                      Escolhi este livro porque me impressionei com a capa primeiramente. 
O gênero literário é a literatura infantojuvenil.
É a história de Pollyanna, uma menina que perdeu os pais muito cedo e foi morar com sua tia Polly. Ela vivia feliz, mas um dia atropelada e perdeu os movimentos das pernas. Sua tia chamou vários médicos, mas nada adiantou.  
Então chamaram outro médico e este conseguiu reverter o problema. Pollyanna voltou a andar e mandou uma carta para sua tia dizendo que estava melhorando.                                                          

Adorei essa história, pois me fez ver a importância de coisas tão simples que antes eu não via.

A leitura foi ótima e me fez muito bem.
                                                                                                                                  
Daiane da Silveira Baú  - 201

Triste fim de Policarpo Quaresma

Escolhi este livro porque Policarpo Quaresma estudava todas as riquezas do Brasil, é um romance. Policarpo Quaresma é um brasileiro que gosta profundamente das coisas de nosso país. Estuda a geografia de nossos rios, a história, a língua de nossos índios. Ama a cultura popular e chega a aprender a tocar violão, só para melhor conhecer nossa música. Sonha em melhorar as coisas para todos. Muda para o interior, para trabalhar na agricultura, pensando em ajudar o Brasil a se desenvolver. Envolve-se num conflito para ajudar o presidente, mas no fim perde as ilusões. 

Faltou tua opinião sobre a leitura. Prof. Denise

Andrei, 201

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Comer, Rezar e Amar

Autora: Elizabeth Gilbert

“A busca de uma mulher por todas as coisas da vida na Itália, Índia e na Indonésia. Seja também a heroína de sua própria jornada”.

 Eu li esse livro primeiro porque eu ganhei, segundo por que me chamou a atenção em falar em amar, e que ela tinha passado por várias coisas relacionadas a isso, e me deixou muito curiosa para saber o que ela contava disso tudo. 
Ela estava com quase trinta anos, era uma mulher de fibra e tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer: um marido apaixonado, uma casa espaçosa que acabara de comprar, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico. Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Até que decidiu tomar uma decisão radical, livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. 
“Comer, Rezar e Amar” é a envolvente crônica desse ano. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. A primeira parada de sua viagem foi na Itália, um momento muito marcante no livro que ela iria escrever e deixou-o para trás, foi onde ela parece estar se sentindo em casa, como se sentia em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou os onze quilos mais felizes de sua vida. Na Índia dedicou-se à exploração espiritual e, com a ajuda de uma guru indiana e de um caubói texano surpreendentemente sábio, viajou durante quatro meses. Já em Bali, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se discípula de um velho xamã, e também se apaixonou da melhor maneira possível: inesperadamente.  
Essa é um pouco da história de um mulher guerreira, que resolveu deixar tudo para trás e correr em busca de seus sonhos. 
Por isso, devemos fazer igual e ela, não perder tempo, a vida é só uma, e nunca sabemos o dia de amanhã, e para sermos felizes temos que correr atrás de nossos sonhos.

Biana Lamberti - 203

domingo, 8 de julho de 2012

A Viagem ao Centro do Computador


A Viagem ao Centro do Computador
Autor: Edith Modesto
Assunto: Ficção

O que me levo a ler esse livro foi que fala sobre computador e eu gosto do assunto sobre computador.
O Livro conta a história de três jovens irmãos, Marcos só passava na frente do computador, quando a mãe deles colocava eles de castigo, isso quando eles faziam alguma coisa errada, o castigo que ela dava era colocar eles na frente do computador.    
Certa vez Marcos estava no computador jogando, foi quando um homenzinho do jogo falou com ele e ele achou que fosse o pai dele e os outros irmãos, mas quando ele se deu por conta ele viu que era o homenzinho do jogo  que estava falando com ele. O homenzinho do jogo convidou ele para fazer uma aventura no centro do computador e o Marcos foi convidar os seus irmãos Daniel e Mariana, e os três irmãos foram se preparar para a aventura.
E lá eles viram todas as peças que tem em um computador e eles conheceram tudo sobre um computador. Ex.:BIOS=Na história ela era representada por um guia de informações; CHIP=Os chipoides representam os chips microprocessadores. 
Um computador tem = (placa modem, placa de video, placa mãe, processador, microprocessadores, drive de disquete,drive de cd-rom, fonte de alimentação e muitas coisas mais).
                Enfim eles conheceram tudo sobre computadores  e conheceram todas as peças e ficaram muito felizes por isso.
                O livro é muito bom e muito bem elaborado gostei muito dele eu recomendo para quem gosta do assunto.

Jéssica dos Santos Soares - 202

O DIÁRIO DE DÉBORA




Autora: Liliane Prata 

O motivo que me levou a ler esse livro, foi relata a vida de uma adolescente, e que por muitas vezes nos identificamos, e  que acaba tornando cada vez  mais a leitura interessante, o gênero Literário é “ O diário de Adolescente”, Débora conta todas as suas experiências nesse diário, ela é uma menina que tem apenas 15 anos, é uma adolescente típica, que um dia gosta de uma menino, no outro odeia, tinge o cabelo mas se arrepende, está sempre achando que o mundo está contra ela, inventa uma coisa a cada dia e cisma que tem celulite, chora por espinhas, não sai do telefone e se estressa com os deveres diários, como disse no início impossível ler e não se interessar, pois estamos numa situação parecida, onde as idades são as mesmas e que muitas vezes passamos pelo mesmo, o que deixa a leitura interessante e que percebemos que temos um livro que nos entenda, e que faça parte do nosso dia a dia.          


Andiara Soares - 203

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nas Asas do Destino

Autor: Ricardo Kotscho
Gênero: Romance

O livro conta a história de Fatinha que esta decidida a lutar pelo homem que ama. Não tem medo de preconceito. Quer supera-los mesmo que precise enfrentar o pai e o meio onde vive. O livro conta a história  do dia-a-dia de uma mulher corajosa, disposta a vencer na vida e retrata o processo de transformação por que passam as comunidades rurais do Brasil.

Faltou tua opinião sobre a leitura. Prof. Denise

Alisson Ribeiro - 203

Um Assassinato, um Mistério e um Casamento


Autor: Mark Twain
O que me levou a ler este livro foi o pequeno trecho que li sobre o autor, sobre sua pequena história humilde e que foi me envolvendo, e como diz na contra capa "que tão intrigante que a gente lê rápido para saber o que acontece, sem conseguir parar."
O livro trata-se de uma novela de um homem John Gray que quer casar sua filha Mary Gray com um homem rico, impedindo o amor dela por Hugh Gregory, por causa de dinheiro querendo que sua filha se casasse com um homem rico, eis que aparece o Conde, um homem que ninguém conhecia e que era muito estranho.
Com o passar do tempo pai de Mary, John Gray acha que o famoso Conde é rico, e resolve querer casar sua filha com ele, nisso seu irmão David Gray, tem escrito um testamento deixando todas suas posses para Mary. David e Hugh não se gostavam até já tinham discutido e tudo mais, um dia estava parado David e o famoso Conde Fontainebleau e passa por ali Hugh, e David tem um desentendimento com o mesmo e alega que vai refazer o testamento a respeito de Mary. E o Conde por sua vez não perdeu tempo e como queria fica no bem bom, aproveitou a situação e matou David Gray, levando a crer que  suposto assassino era Hugh, com isso Hugh foi condenado a prisão e logo mais a morte, sendo que daí estaria tudo certo para ele o Conde se casar com Mary no dia de seu enforcamento. Quando na hora de seu casamento chega a notícia de que Hugh era inocente, que um cúmplice tivera visto que o verdadeiro assassino fora outro, Conde Fontainebleau que imediatamente fora preso e depois confessado todas as suas origens e seus atos.
Eu aconselho a ler este livro para vocês estudantes que estão começando a tomar gosto pela leitura, que vale a pena ler, para viverem essas aventuras desse livro, é fascinante.

Gosto de ler, mas confesso sou chata para escolher livros e tenho preguiça de ler às vezes, mas aprendi que se você não ler, você nunca sentirá  gosto  pela leitura, que você não vai  ter o gosto de se sentir o personagem do livro, e  viver aventuras que valem a pena ler e muitas vezes nesses livros encontramos algumas coisas que se deparam com a vida da gente, que não damos valor, e encontramos nos livros o porquê de muitas incertezas nossas, então um conselho meu para vocês, leem, se apaixonem por livros, porque é a melhor companhia para quando se estiver sozinho e entre amigos, porque você vive intensamente cada história que lê.

Alice Garcia - 203

A Moreninha


Autor: Joaquim de Macedo                                                                 
Gênero: Romance

A história de A Moreninha gira em torno de uma aposta feita por quatro estudantes de Medicina da cidade do Rio de Janeiro do fim de uma primeira metade do século XIX. Um deles, Augusto, é conhecido pelos amigos como namorador, daqueles incorrigível.
Ele próprio garante aos colegas ser incapaz de amar uma mulher por mais de três dias.
Um de seus amigos, Filipe, o convida, juntamente com mais dois companheiros, Fabrício e Leopoldo, a passarem o fim de semana em uma ilha na casa de sua avó, Dona Ana. Ali também estarão duas primas e a irmã de Filipe, Carolina, mais conhecida como “Moreninha”.
Por causa da forma de namorador do colega, Filipe propõe-lhe um desafio. Se a partir daquele final de semana Augusto se envolver sentimentalmente com alguma mulher por no mínimo 15 dias, deverá escrever um romance no qual contará a história de seu primeiro amor duradouro. Augusto garantiu que não correrá esse risco.
Passou meses e eles estavam de casamento marcado e o romance que tinha que escrever esta ai, com o titulo “A Moreninha”.

Aline Martins, 203

Aline
Faltou tua opinião sobre esta leitura
Prof. Denise