quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Abraço


 
Autora: Lygia Bojunga


Escolhi o livro pela capa e porque a professora Denise disse que era bom. O abraço fala sobre o estupro de uma menina de 8 anos, é uma narrativa contada pela própria personagem Clarice, que agora está com 19 anos, é uma história forte e emocionante, cheia de mistérios. Achei muito bom, indico para quem gosta deste tipo de história.

Josiane - 204

terça-feira, 22 de maio de 2012

O caçador de pipas

Autor: Kheled Hosseini
Genero literário: Romance
Escolhi o livro por que me chamou atenção.
O livro fala sobre dois meninos que moravam em cabul nos anos 70 e passaram juntos toda sua infancia, e foram amamentados pela mesma mulher. eles eram Amir e Hassam.
Amir era filho de um homem rico e respeitado entre os afegãos e Hassam era filho de um empregado da casa de Amir e havia nascido com o lábio leporino.
Hassam era humilde e fazia tudo pelo amigo, inclusive o defendia nas brigas de rua.
Amir era covarde a aproveitava da ignorancia e falta de estudos de Hassam, inventando histórias e significados de palavras, enganando-o, fazendo-o pensar que o que dizia era completamente ao contrário do que na realidade deveria ser.
Amir era ciumento e inseguro, e sentia ciúmes quando seu baba(pai) demonstrava mais orgulho do comportamento de Hassam do que das atitudes de seu próprio filho.
Eu gostei de ler este livro por que é sobre um tema muito interessante e é um livro muito bom de ler.
Iago Gonçalves-204

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante

Autora: Mirna Pinsky

Gênero Literário: Novela

Escolhi o livro porque o título me chamou a atenção e a capa.

Esse livro lembra a convivência de netos e avós, Avô e avó são aquelas pessoas legais, que mimam, acariciam e honram seu netos e são cúmplices de seus netos a qualquer coisa que eles façam.

O livro fala sobre o esforço de uma menina que pode fazer qualquer coisa para se comunicar com a avó.

Gostei muito desse livro recomendo para todos.


Guilherme Bianchini - 204

Contos de Mirábile


Autor: Édimo de Almeida Pereira

Motivo da escolha: a capa
Assunto e opinião:
Luandy é a menina mãe dos pássaros ela tem um sonho de conhecer o sol em Mirábile uma cidadezinha encantada pela felicidade de seus habitantes que eram liderados por um menino músico.

Eles enfrentaram uma guerra contra Elibarim um lugar onde os moradores eram revoltados. No fim da guerra os mirábilienses ganharam a guerra.

Mesmo estando no meio de uma guerra os habitantes de Mirábile não se desuniram e ganharam a guerra por causa do seu esforço e da sua felicidade.

Eu gostei muito deste livro e recomendo para todos.

Igor Bahú - 201


O rapto das cebolinhas

    
Autora: Maria Clara Machado

Gênero Literário: peça teatral

Roubaram as cebolinhas do Coronel, ele reuniu todos os suspeitos, e disse que iria descobrir quem roubou as suas cebolinhas.
Então o Coronel contratou um detetive, que era o próprio ladrão, para descobrir quem tinha roubado as suas cebolinhas.
Depois de muitas tentativas o Coronel finalmente descobriu quem roubou suas cebolinhas foi Camaleão, seu detetive.
O Coronel ia matá-lo, ai chegou o médico e disse que Camaleão tinha um problema no coração, e por este motivo o Coronel  desistiu de matá-lo.
Achei esse livro muito interessante, porque ele nos deixa muito curioso para descobrir quem roubou as cebolinhas, aconselho a lerem.

O motivo por ter me levado a escolher este livro foi o título, que era engraçado.
Gabriel Piccin - 201

Copo Vazio

Autor: MENALTON BRAFF
O título me chamou muita atenção.
Ficção.

Muito bom de ler, interessante é uma história que te chama muita atenção. Quando comecei a ler tive que ir até o final para ver qual seria o desfecho da história. O livro fala sobre um adolescente chamado Júlio que mora com sua mãe alcoólatra e tem vários problemas na escola. Não tinha uma boa educação, mas não deixava de lado sua pobre mãe que em seus planos estava sempre em primeiro lugar. 
Foi uma leitura super tranquila e proveitosa. 
Aprendi que ler é um ótimo aliado para quem quer ficar uns minutos em paz.
DIELI VELASQUES - 203

O seminarista


Autor: Bernardo Guimarães

Os motivos que me levaram a escolher esse livro foram porque fala de uma história de amor muito bonita. O gênero literário é romance.
É uma história muito linda de amor que é de dois jovens que foram criados juntos e se apaixonaram, mas eles não podiam ficar juntos porque o destino do menino era de ser padre, porque naquela época era comum os familiares enviarem um dos filhos para o seminário com destino de ser padre ou freira.
A minha opinião é que cada um tem um modo de pensar e de agir eu queria que os dois ficassem juntos no decorrer da história.
Eu gostei muito porque a história é muito boa e emociona muito de pensar que os dois se amavam tanto e não poderiam ficar juntos.

Eloíza Marques Gonçalves - 203

As aventuras de Robinson Crusoe






Era um marinheiro inglês, que viveu numa ilha da costa da América por vinte e oito anos. Depois de abandonar sua casa com 18 anos, para ser marinheiro contra a vontade de seus pais, ele viajou pelos mares, enfrentou muitos perigos, inclusive a escravidão. Até chegar no Brasil.  No Brasil, Robinson começou a plantar cana, e ele teve sucesso no desenvolvimento da cana, mas não conseguiu ficar longe das aventuras da vida no mar, e logo partiu para capturar escravos na África. Depois de terríveis tempestades, tripulantes abandonaram o navio e fugiram em um bote, que naufragou perto de uma ilha. De todos os tripulantes, Robinson foi o único sobrevivente. Ele escapou milagrosamente da morte e chegou a uma terra desconhecida, onde viveu sopzinho por muito tempo. Nesse lugar, Robinson foi obrigado a lutar diariamente para sobreviver, construiu uma casa sozinho, buscava alimentos e proteção na ilha, criou objetos e criou ferramentas, vivendo sozinho por mais de vinte anos. Na última parte dessa vida solitária na ilha, Robinson salvou um índio que ia ser devorado por uma tribo de canibais e Robinson deu o nome para o índio de sexta-feira. Sexta-feira foi o companheiro fiel de Robison até o resto da história. Robinson escapou da ilha em um navio inglês das mãos das tripulantes. Muitos anos depois, Robinson voltou a ilha e ficou rico pela sua plantação de cana no Brasil. Criou sua própria família e aprendeu a lição.

Henrique Dias - 202                                                                                                                                                                        

O olho de vidro do meu avô

Autor: Bartolomeu Campos de Queirós

Motivos que me levaram a escolha desse livro o título que é muito interessante, também me chamou muito a atenção a capa do livro.

O livro fala da história de um homem que ainda guarda o olho de vidro do avô, mas é o menino que percorre com o leitor os caminhos de Bom Destino, cidade pequena e plana, cansada de tanta paz, em que o tempo parece escorrer mansamente. O avô reina misterioso: com o olho direito, via o sol, a luz, o futuro, o meio-dia, e, com o olho esquerdo, via a lua, o escuro, o passado, a meia-noite; o neto fascinado embrenha-se no mistério como quem não vê, que é o jeito de menino ver. O avô usa um olho de vidro. Como isso aconteceu, não se sabe: parece que o olho de vidro não existe se não se fala dele, mas para o menino, curioso e imaginativo, o olho de vidro provocava atração e receio. Aos poucos, o leitor pode recolher aqui e ali fragmentos da história do avô: ele receitava remédios homeopáticos, tinha sete filhos, um outro amor. Um dia, como sempre fazia, sai e não retorna ao fim da tarde para o jantar. Inquietação. Tempos depois encontram restos do terno de linho branco e o olho de vidro olhando para o céu. Desapareceu em mistério como vivera a vida.

Refazer: Este resumo foi copiado, quero a tua opinião sobre a leitura deste livro.
Prof. Denise
Eu gostei de ler esse livro por que é bem interessante e Pequeno.

Igor Cortese Gonçalves  204                                                                                                          

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Anjos e Demônios


Autor- Dan Brown

Bom, eu escolhi esse livro por que fugiu um pouco da mesmice de sempre, sempre gostei de coisas novas e interessantes e nada melhor do que ter escolhido um livro de ficção que fala da volta dos illuminatis que tentam mais uma vez destruir a igreja católica como um todo, ou seja, destruindo a maior referência que é a cidade do Vaticano e sequestrando os 4 cardeais favoritos para serem eleitos papa.

Eu gostei muito de ler esse livro mesmo depois de ter visto o filme, aprendi muito e acabei tomando gosto pela leitura.


João Vitor de Carvalho Muller - 204



terça-feira, 15 de maio de 2012

O Santinho


Autor: Luis Fernando Veríssimo

Gênero: Contos

Motivos que me levou a escolha desse livro foi o titulo, achei muito interessante, também me chamou muito a atenção, pois se tratava da história de um menino.  

O livro fala da história de um garoto que aparentava ser bem comportado, mas realmente ele era um vagabundo, não aprendia nada, mas porém ele era 10 em comportamento, ele  também era chamada pelos professores de “santinho do pau oco”, pois era uma pessoa que se fazia de boazinha, realmente ele fingia ser uma  coisa e era realmente outra.


Eu gostei muito desse livro, ele é bem interessante, gostei da história, também é fácil de ser entendido.                                                                                                                                
Felipe A. Pilar - 203



A bela senhora Seidenmam

Autor: Andrzej Szczypiorski
Número de páginas: 239 pág
Gênero: Romance

Meu livro se trata de um romance entre dois judeus que por destino se encontra  em um gueto.
Gueto era onde os judeus se escondiam para não serem mortos pelos militares de Hitler na época.
Kujawski era um judeu que relatou no livro todas as suas aventuras como judeus, ele relatou todas as vezes que necessitou esconder a sua própria indentidade.
Entres os vários guetos que passou na sua vida em um deles, ele encontrou uma mulher bem distinta, bonita, a qual seria a sua única paixão, pois  Kujawski  era virgem e nunca em seus 30 anos teria tocado em uma mulher.  
Ela era viúva Seidenmam como era o seu novo nome, pois ela teve que trocar de documentos, porque uma mulher além de viúva e judia na época não teria chance nenhuma de ficar viva.
Eles se conhecem e vivem um romance, com a possibilidade de vários desfechos, pois o autor só relatou a auge desse romance deixando a seguir em outra edição do livro.

Não gostei de ler o livro, pois é uma leitura mais complexa e exige muito mais atenção que outros livros de romance.

Larissa Prates -202

Viagem ao centro do computador

Autora: Edith Modesto
Gênero: Literatura juvenil

Bom, eu escolhi esse livro, por que eu achei bem interessante, e a professora falo que era bom!

Esse livro é muito bom, eu gostei bastante de ler, ele tem aventuras dentro do mundo virtual. Daniel, Marcos e Marina, receberam um convite de Ulisses (Personagem de um Cd-Rom), e eles aceitaram e viraram verdadeiros amigos, os quatros viveram grandes aventuras lá dentro do computador que nunca tinham imaginado de se passar.

Eles conheceram várias funções do computador e ficam muito impressionados, e depois eles voltam para sua casa.

Amei fazer esse trabalho, gostei de ler, eu não gostava muito de ler e tal, mas depois que li esse gostei bastante, e recomendo muito a leitura de livros!

Jessica Soares Bordinhão - 204

Um assassinato, um mistério e um casamento

Autor: Mark Twain

Eu nunca fui muito de ler, mas neste ano a professora nos deu a oportunidade de fazermos um trabalho com leitura e eu estou gostando porque a leitura nos trás muitas coisas boas.
Eu escolhi este livro porque já de cara eu percebi que ele era bom e quando eu comecei a ler, eu fui gostando mais ainda. O livro fala de um romance, de Mary que ela era apaixonada por Hugh Gregory e eles estavam até namorando. Dai o Davi Gray irmão de seu pai, e ele era um homem muito rico e fez um testamento deixando tudo para Mary, mas para isso acontecer Mary tinha que se casar com ele.

Katia Simone Carvalho - 204

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante



Autora: Mirna Pinsky

Gênero: Novela

Escolhi este livro só para saber do que se tratava.


O livro se inicia com vovó Lia, que vive em Israel, escrevendo uma carta para sua neta Luciana, que mora no Brasil e completa 10anos. Ficamos sabendo um pouco sobre a avó distante, da saudade da neta.
A carta foi postada normalmente, porém não seguiu seu destino normal. Enquanto isso, Mirna nos conta um pouco das origens e da história da avó e ficamos sabendo mais detalhes do que ela escreve para sua neta, relembrando sua própria infância.
A identificação do destinatário da carta era claro, para a minha netinha Luciana, o nome da rua também, mas a cidade e o pais estavam descritos em caracteres hebraicos, um alfabeto muito diferente do nosso. Como todas as cartas complicadas, por exemplo, as dirigidas para o papai noel, a carta da vovó Lia foi parar nas mãos de Pedro Boné, um funcionário dos correis. Ele resolve procurar a destinatária, mesmo com o endereço trocado, em tempos diferentes, vamos sabendo do conteúdo da carta, a luta de Pedro Boné para saber onde morava a tal Luciana. No fim a vovó Lia fala: bom, porque será que o correio demorou tanto para chegar.
Esse livro resgata a convivência de netos e avós, geralmente muito amorosa, avô e avó são aquelas pessoas legais, que mimam, acarinham e, não muito difícil, são cúmplices de seus netos.

Eriquis da Silva Brum - 203

Pipocas

Autor: Moacyr Scliar, Rubem Fonseca e Ana Miranda
Gênero: Crônica e conto

Assunto: Este Livro reúne textos de três escritores talentosos o conto e a crônica é difícil traçar uma fronteira rígida entre esses gêneros.
Moacyr Scliar explora situações absurdas, como se lê em “O sindicato dos calígrafos” ou no tragicômico “A orelha de Van Gogl”. Já no belo e tocante “O cavalo imaginário” o leitor se emociona com a situação social e o destino de Francisco, um menino pobre que só pode cavalgar como um ginete imaginário, e ainda assim é humilhado por um colega rico e arrogante.
Rubem Fonseca também inventa uma situação absurda em “O agente”, extraindo dramaticidade e surpresa do diálogo de um funcionário de instituto de estatísticas com um homem aparente e comum ou normal.
Os contos de Ana Miranda, e em especial os textos “Casa branca”, “Meus livros” e “Filho”, podem ser lidos como crônicas intimistas, pois seus textos não se armam em torno de uma trama precisa em “Casa branca”, as cartas que um homem escreve a narradora compõem uma fabrica de sonhos que acabam por construir um mundo, arrastado para o presente o passado de ambos um livro muito bom de ler.
Opinião: O livro é bem interessante eu gostei muito, porque eu adoro ler crônicas e as crônicas do livro são muito divertidas.
Eu escolhi o livro porque eu gosto das crônicas do Moacyr Scliar porque são bem divertidas e interessantes.
Eu recomendo o livro porque é bom de ler. O trabalho de leitura foi bem legal.


Kátia Santos - 203

Gêmeas - Não separe o que a vida juntou


Autora: Mônica de Castro 
Gênero: Romance espírita


Escolhi este livro, pois a história sempre foi algo que me chamou atenção, é um livro que nos ensina assim como tantos outros livros espíritas a ver a vida de outra forma, nos faz ver coisas que passam por nós despercebidos, nos ajuda a compreender os erros que as pessoas cometem conosco e a perdoá-las, e nos faz parar para pensar em nossos erros. É um livro encantador que nos encanta da primeira página até a última, um livro que nos faz pensar e ver a vida de outra forma a cada capítulo que encerramos. A história é de duas irmãs gêmeas recém-nascidas que são vendidas pela mãe e, assim, separadas ao nascer. O pai das crianças, ao descobrir a negociata, é assassinado ao tentar evitá-la. A história, é repleta de situações aparentemente eventuais que vão aproximando a vida de mãe e filhas até que o reencontro acontece. A história, que começa na década de 80. Que após vinte anos se passarem o tão planejado reencontro acontece. Uma história maravilhosa que nos prende do início ao fim e como o livro diz “Não se Separa o Que a Vida Juntou”.


Luize de Amaral - 201

ASSASSIN’S CREED – RENASCENÇA


Autor: Oliver Bowden

Escolhi o livro ASSASSIN’S CREED – RENASCENÇA do autor Oliver Bowden por que gostei da história, uma obra de ficção baseado no jogo para Xbox 360, PS 3 e PC lançado em 2009, a história é sobre Ezio Auditore em busca de vingança pela morte de sua família na Itália (Florence) século 15.

Ezio descobre que sua família fazia parte de um antigo grupo de assassinos que estão em uma constante luta contra os Templários.

A história tem muita ação e mistério da trama original, assim como alguns personagens.

Quanto ao trabalho com leitura, não tenho o hábito de ler e não gosto, mas como conhecia a história gostei um pouco.

Gustavo Keller Pereira - 204

Histórias para ex-crianças

Autor: Fernando Alphen
Número de páginas: 334

Início da leitura: ela começa com a história da jibóia
bom ela conta como ela lamenta por ter sido arrancada por um carro, conta que tinha uma motorista barbeira  mas depois que li, eu vi que jibóia era uma folha. Que sofreu muito por ser arrancada e depois de sofrer muito foi recompensada virou uma árvore.
E termina:com noite de açúcar
uma linda história onde tudo é doce e termina com esse poema:
DOCE É O AMOR
NEM TEM COR
CURA A DOR
DOCE É O AMOR
A VIDA SEM AMOR O QUE  HORROR

Trabalho de leitura - comentário ???
                 
Marina de Paula - 202

Ubirajara


José de Alencar

Escolhi este livro porque faz parte da trilogia indianista de José de Alencar, nós já havíamos visto o Guarani e Iracema, gostei dos dois e fiquei com curiosidade de conhecer o Ubirajara.

É um romance que conta a história de Jaguaré um índio caçador da tribo dos Araguaia que queria se tornar um guerreiro, isso só aconteceria se ele capturasse um inimigo e o trouxesse como prisioneiro para sua tribo. Quando estava a procura de um prisioneiro encontrou Araci filha do chefe da tribo dos Tocantins por quem se apaixonou, mas para ficar com ela ele deveria lutar com todos os outros pretendentes. Quando estava voltando para sua tribo nele encontrou com Pojucã um guerreiro tocantim do qual ele lutou, venceu e levou como prisioneiro para sua tribo tornando-se então o guerreiro Ubirajara senhor da raça e chefe dos Araguaia. Ele já tinha uma jovem prometida como sua esposa, Jandira mas como não conseguia esquecer Araci pediu a ela que ficasse esposa do prisioneiro, ela se recusou e fugiu para floresta. Depois ele voltou à tribo Tocantim onde foi recebido como um grande hóspede, pois os Tocantins acreditavam que ele fosse enviado por Tupã lá ele passou a ser chama do de Jurandir. Jurandir lutou e venceu todos os pretendentes de Araci e revelou seu verdadeiro nome, revelando assim também que tinha sido ele que havia aprisionado Pojucã o irmão de Araci, então o chefe da nação Tocantim declarou guerra aos Araguaias e Ubirajara voltou para sua tribo e libertou Pojucã para que ele pudesse lutar ao lado dos Tocantins. Os Araguaias liderados por Ubirajara seguiram para atacar os Tocantins, mas quando chegaram os tapuias já estavam atacando os Tocantins. Os Tocantins venceram, mas seu chefe Itaquê tinha ficado cego e deveria encontrar um sucessor, que foi Ubirajara que casou-se com Araci e uniu as duas tribos, formando uma só nação, a tribo Ubirajara.

Gostei muito deste livro e recomendo, pois é uma história que tem a cara do nosso país, fala da cultura indígena e aprimora nosso vocabulário.

Gabriel Carloto - 201

O Vampiro que descobriu o Brasil

O autor é Ivan Jaf, muito bom autor.
É uma novela.
Os motivos que levaram a escolha do livro por que gosto muito de histórias que tem personagens de vampiros.

Assunto muito interessante um vampiro mordeu o homem em Portugal veio ao Brasil junto com a esquadra de Cabral viveu vários séculos procurando esse homem no final de 1999, matou-o e livrou-se da maldição e morreu no Brasil.

O trabalho de leitura foi muito interessante, aprendi várias coisas novas e aprimorei minha leitura.

Jader Ben Pastorini - 201

Carta errante, avó atrapalhada, menina aniversariante



Autora: Mirna Pinsky 
Gêneronovela


Conta uma historia de avó que escreveu uma carta para sua netinha que estava de aniversário, sua avó escreveu está carta em língua hebraica, o carteiro Pedro Boné não conseguiu entender o endereço que era para entregar aquela carta, passou  noites pesquisando o endereço.
Até que um dia a vovó Lia resolveu ir para o Brasil onde morava sua netinha, foi sem avisar á,só a netinha que tinha recebido a carta.
O carteiro conseguiu achar o apartamento da menina entrou, a vovó já estava no apartamento, os dois entraram no elevador junto e quando chegaram no andar da netinha, a netinha estava no corredor, e viu a vovó e correu abraçar  sua vó. A vovó disse só você sabia que eu viria, escrevi na carta que lhe mandei, o carteiro disse acho que não sabia, só hoje consegui achar o endereço vovó, a vovó disse poxa escrevi está carta em abril, que correio demorado.

Motivos que levaram a ler este livro: eu li este livro porque li o resumo e achei interessante.
Foi  muito bom ler este livro gostei da história 


Eduardo Correa Baú - 203

A insônia do vampiro

Autor: Ivan Jaf

            Sempre gostei de histórias de vampiros - motivo que me fez ler este livro.
O livro, de ficção, conta a história de um vampiro que não conseguia dormir de dia e também revive momentos históricos, como a grande peste, o terremoto de Lisboa e o surgimento do Iluminismo.
A história começa com o vampiro indo procurar ajuda de um profissional, e pede para ele contar a história de um vampiro conhecido, ao invés da dele, como parte do tratamento.
O vampiro conta a história de um vampiro amigo que sempre quis ter uma família, ao ver uma criança logo após nascer, ele não resiste e decide morder desta forma a criança se tornou imortal. Fazendo isso ele violava uma das principais regras dos vampiros, assim ele e seu amigo correm um sério perigo de ser perseguidos por outros da mesma espécie e ao mesmo tempo a criança esta  ameaçada, devido às fortes crenças da época.  
O livro possui relatos fortes e traz várias informações sobre fatos que aconteceram algum tempo atrás. Para quem procura uma história de terror ele é uma boa opção.

Igor Lançanova Nunes -203

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Raptado

Autor: Robert Louis Stevenson


Escolhi este livro por que achei o título interessante.
O gênero literário é romance.
Eu achei essa história legal, pois ela nós mostra que devemos lutar por nossos objetivos e não desistir apesar das dificuldades.
Gostei de ler o livro, pois aprendi novas palavras para aperfeiçoar meu vocabulário.
É a história de um adolescente que perdeu os pais e teve que ir morar com o seu tio, ele foi raptado e tratado como escravo a mando do tio dele, para recuperar o que lhe pertencia e sobreviver ele precisou lutar muito e enfrentar grandes desafios, ele descobriu que seu tio traiu seu pai, pois ambos gostavam da mesma mulher, e por isso seu tio lhe tratava tão mal, ele contou com a ajuda de um amigo para conseguir recuperar seus bens e no fim ele consegue.

Laís Teixeira - 204

domingo, 13 de maio de 2012

A trégua



Título: A trégua
Autor: Mario Benedetti

O livro A trégua de Mario Benedetti, me chamou atenção a capa do livro, o gênero é um romance (uruguaio). O livro conta a história de um senhor viúvo beirado aos 50 anos que se apaixona. Martin (o senhor) vê sua vida mudar, no entanto ao contratar a jovem Laura, uma boa moça. Com ela, ele se redescobre capaz de amar de novo, e se encoraja a uma mudança de vida que inclui um acordo de relação pautada na liberdade, na falta de planos e de promessas. Foi bom ler este livro, gostei muito.

Luana R. de Rodrigues - 202


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quatro Mitos Brasileiros


   
Autora: Monica Stahel

Bom escolhi este livro por que gosto muito de mitos e lendas. Gênero literário: contos
Gostei muito de ler, pois fala sobre mitos brasileiros, como Mãe-d’água, Boitatá, Boto e a Botija. Mas dos quatro o que mais gostei foi o conto da Mãe-d’água pois achei bem interessante.
Dizia a lenda que um senhor chamado Onofre não saia um minuto de perto de sua amada dona Diva, os dois tenham uma papelaria e trabalhavam juntos, eles tinham um papagaio chamado Beijinho. Dona Diva gostava muito do papagaio mas um dia ele morreu e dona Diva e seu Onofre enterraram o papagaio na beira do rio. No dia seguinte dona Diva ia levar umas flores para o bichinho, mas seu Onofre disse que ele iria sozinho, pois seria muita emoção para dona Diva, pois ela gostava muito do papagaio.
 E então pela primeira vez, depois de muitos anos de casados os dois se separaram, seu Onofre foi levar as flores para Beijinho e nunca mais voltou, dona Diva o espera até hoje, há quem diz que viu seu Onofre de baços dados com a Mãe-d'água.

Este é um curto trecho de um dos mitos do livro.
Esse trabalho foi muito bom, pois ajuda a gente a ter uma boa leitura, além do conhecimento que adquirimos, eu indicaria este livro, pois nele você poderá saber e entender mais sobre os mitos brasileiros.

 Maribel Bertazzo Benachio  - 202 

A vida é um combate - Sucesso é dor


Autor: Rogério Caldas

Neste livro o autor fala que quem acha a vida fácil vive infeliz, que quem planta ilusão colhe frustração as pessoas mais infelizes acham que a vida é fácil ser feliz exige disciplina o sucesso exige renuncia sacrifício suor e lagrimas; fala que mudança tem dor; o sucesso e como uma faca que devemos agarrar pelo lado certo caso contrario será cortado a dor é um ingrediente do sucesso temos que pagar o preço.



Todo sofrimento traz crescimento que traz evolução espiritual que vai levar a prosperidade, pagar o preço pela liberdade ou independência pela qualidade de vida superior a corrida pelo sucesso e longo e permanente, devemos aprender a dominar a dor e cada vez que supera etapa sente-se mais forte para empenhar a próxima.



O autor se refere que temos que ser feltro e não esponja que não devemos absorver o lixo de coisas inúteis esperar justiça constantemente numa sociedade emocional e espiritual doente enjoada hostil e fechar os olhos para a realidade devemos viver no mundo real, o segundo é mudar todos os dias, a palavra vencedor é vencer a dor de cada instante de cada mudança.




Gabriel Rodrigues Silveira - 203

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Família Composta


Autor: Domingos Peregrini
Gênero: Teatro

Escolhi esse livro por falar de assuntos que sempre ocorrem com pessoas ao nosso redor, fala sobre a afetividade entre as pessoas, problemas de relacionamento com a família e problemas de relacionamento social.
O livro fala de uma família de classe média, em que a maioria dos membros da família tem suas responsabilidades e precisam trabalhar.
Por tratar-se de uma peça teatral o livro tem uma linguagem bem estruturada e fácil de entender.

 Matheus Guimarães - 202

Br.com.Saci

Autor: Toni Brandão
Gênero Literário: Literatura juvenil

O motivo que me levou a escolher este livro foi ter lido sobre o projeto Br.doc que é mistério e aventura em cidades e regiões naturais do Brasil. 
O livro Br.com.Saci conta a história de três amigos Alex, Pepeu e Nico que vão até uma exposição no pavilhão do Parque Ibirapuera para ver a carta de Pero Vaz de Caminha que estaria exposta. Ao chegarem lá Alex recebe um telefonema de sua amiga no meio da conversa entra uma linha cruzada, depois disso, ele começa a receber chantagens de um número desconhecido e ele não consegue entender o que está acontecendo, mas sabe que tem alguma coisa errada então resolve investigar com seus amigos, depois de muitas pesquisas eles descobrem que uma quadrilha está tentando roubar a Carta então eles avisam os seguranças da exposição eles decidem deixar a quadrilha agir e quando isso acontece eles conseguem prender todos e os meninos só pousaram de Heróis.
Eu gostei muito do livro porque ele faz um alerta a todas as pessoas que não devem aceitar as chantagens e sim denunciar e pedir ajuda. 
O trabalho foi muito interessante porque despertou a curiosidade por esse tema e também me ajudou a começar a ter um hábito de leitura.

Luana Antunes - 202 

Um assassinato, um mistério e um casamento


       
Um assassinato, um mistério e um casamento
Mark Twain

     O livro trata-se de uma novela, com o titulo cheio de curiosidade, sendo que fala num vilarejo distante. O humilde fazendeiro Johm Gray quer casar sua filha Mary com Hugh, o herdeiro de uma rica família.
          A minha opinião foi que o autor teve boa inspiração para montar seu livro.
          O livro foi como um motivo de inspiração para mim, sendo que ele traz consigo momento de alegria e tristezas.       



Mateus Dall’asen - 202


O Máscara de Ferro


Escolhi esse livro porque meu colega me indicou, ele disse que era muito boa a história desse livro, daí eu resolvi ler e achei bem legal. A história do livro conta uma ficção.
Na história do livro conta, que para levar o prisioneiro à ilha de Santa Margarida teve que usar disfarce e truque, pois se tratava de um segredo do estado.
Ele recebeu a ordem para ir até a ilha e mandou fazer o máscara de ferro para cobrir o rosto de Felipe, e providenciou uma caixa preta que transportaria o prisioneiro, pois não queria ser visto por ninguém.
No caminho o capitão foi obrigado trocar os cavalos, já que a viagem seria longa. Foi arrumando a caixa preta, abriu e saiu com a cabeça coberta por um capacete preto de ferro, uma figura apavorante era Felipe, irmão do rei da França.
A ilha Santa Margarida era praticamente deserta, tinha uma pequena fortaleza. O prisioneiro voltou caminhando e penetrou na cela.

Gilnei Tourem - 204

Ana Z. Aonde vai você?

Eu escolhi esse livro para eu ler porque eu li o título e já fiquei interessada para saber, aonde ela vai; é bem legal esse livro. A história do livro conta um romance.
O fundo do poço. Pode existir alguma coisa alem dele? Ana fez uma viagem no fundo do poço  e descobriu várias coisas.
Quando Ana Z. desceu no fundo do poço, primeiro ela encontrou uma pessoa que trabalhava numa mina e daí ela ficou conversando com ele, e os dois ficaram amigos. Depois ela caminhou mais um pouco e encontrou peixes.
Ana Z. se deu por conta que era tarde  e tinha que voltar para casa, mas ela não sabia mais onde era o caminho para casa. Ela foi caminhando e quando ela viu vinha vindo um ônibus e daí ela embarcou, no ônibus ela conquistou mais um amigo.
O ônibus parou, e o amigo de Ana desceu e Ana também achando que o ônibus ia esperar ela voltar para depois ele seguir viagem, mas o ônibus nem esperou, quando ela viu o ônibus já tinha ido e ela ficou no deserto, onde não tinha água, nem comida, muito menos sombra.
     Ana andou, andou, encontrou mais coisas no fundo do poço, e no fim olhou para cima e viu uma luz brilhar, redonda e pequena  como uma lua. Ana sorri e vê que encontrou a saída do poço e volta pra casa.


Kellem Gomes Ferrando - 204

terça-feira, 8 de maio de 2012

METRÔ 2033


Autor: Dimitry Glukhovsky

O motivo que me levou a escolha do livro foi eu ter conhecido um game baseado neste. Gostei muito da história do game, e ao saber do livro, resolvi comprar pra me aprofundar na história, pois no game ela é resumida. Seu gênero mistura ficção cientifica, suspense e, minoritariamente, ação. Ainda há o livro Metro 2034, e em desenvolvimento o videogame Metro: Last Light.

METRO 2033 é um livro de 2009, que originou o jogo escolhido como melhor de 2010. Possui 415 páginas, e é narrado na terceira pessoa. O enredo se passa em Moscou, no ano de 2033, devastada por uma bomba nuclear que caiu em 2013. Na superfície tudo foi devastado, somente plantas, animais e pessoas com mutações genéticas transformadas em monstros. Alguns humanos conseguiram se refugiar em baixo da cidade, nos túneis do metrô da cidade.

O livro mostra a vida cotidiana das pessoas deste mundo pós-apocalíptico, enfrentando os mutantes criados pela radiação, além de disputas políticas e ideológicas entre as várias estações do metrô, que viraram uma espécie de cidade-estado. O personagem principal é Artyom, jovem de pouco mais que vinte anos, que aos cinco foi largado por sua mãe aos braços do homem que virou seu padrasto, para salvá-lo de uma invasão de ratos que atingiu a estação que ele morava. Este pai de Artyom tem um amigo, Hunter, que é um “caçador”, soldado que faz missões perigosas na superfície. Hunter dá a Artyom a informação de que há uma base de mísseis soviética abandonada na superfície, que seria a única salvação para o ataque de um tipo mais evoluído de mutantes que estavam invadindo o subterrâneo. Hunter teria de ir à superfície averiguar a base, e que se em 7 dias  não voltasse, era para que Artyom fosse até a estação de Polis, avisar a Müller, um outro caçador, sobre o perigo que o metrô corre.

De fato, duas semanas depois, Hunter não apareceu, e Artyom se viu obrigado a partir para Polis, passando antes por vários túneis e estações, conhecendo novas pessoas e histórias, e passando por muitas experiências. Por duas vezes ele teve de ir à superfície, uma por um trato feito com um grupo de “bibliotecários”, que achavam que Artyom tinha o poder de saber onde estava um importante livro, escondido nos imensos arquivos da biblioteca de Moscou. Na segunda vez, Artyom subiu com os caçadores, agora indo à direção a Torre Ostankino, onde no alto poderia acionar os mísseis da base, que então explodiriam todo o Jardim Botânico, o ninho dos mutantes, acabando com os ataques. Uma coisa interessante é que no game baseado no livro, nesta missão você pode escolher entre acionar os mísseis, ou empurrar o sensor torre abaixo, num final paralelo. Porém no livro o destino é único: A detonação dos mísseis.

Metro 2033 é um livro de uma forte narrativa, pra mim o mais intenso que já li, que faz com que você se sinta na pele do personagem, vivendo lá no meio daquela vida escura, perigosa e amedrontadora. Ter feito este trabalho foi bom pra mim, pois é sobre um tema que eu mesmo escolhi, que gosto e me interesso. 

Por: Joe Dornelles Lambert - 202