quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A escrava Isaura

Bernardo  Guimarães

O livro conta a história de uma jovem que nasceu e foi criada pela sinhá, dona da fazenda em que morava. Alvo da paixão e obcessão de Leôncio, filho de sua mãe postiça, que era casado com Malvina e morava junto com seus pai na fazenda.
 Quando Leôncio foi morar na fazenda começou o sofrimento de Isaura que descide então fugir com seu pai. No lugar onde ela passa a morar, ela se apaixona por Alvaro que se apaixona por ela também, mas a felicidade dura pouco, Isaura é reconhecida por capangas de Leôncio. Iaura é levada até a casa de Leôncio.
Mas seu amor não deixa como esta fala com sua mãe e sem que Leôncio saiba, compra suas terras e seus escravos, tornando-se dono de Isaura que é salva por ele, vindo então a morar na fazenda de Leôncio que se suicida após o casamento.
Isaura e Álvaro libertam todos os seus escravos passando a tratá-los como empregados que trabalham mas ganham seu dinheiro.

Lilia Lamberty, 204

Um amor para recordar

Autor: Nicholas Sparks
Genêro: Romance

Eu resolvi ler o livro pois já tinha assistido o filme e era muito bom,  no filme conta a história deles, e o livro é narrado por Landon, é muito emocionante recomendo ler todos os livros do Nicholas pois são incríveis.
É um livro muito interessante que é narrada por Landon a história dele e de  Jamie.
Jamie é uma moça de 18 anos que é filha de um Pastor viúvo, sua mãe morreu quando era mais nova e desde então vive com seu pai. Na escola todos a acham estranha, pois ela não se importava muito em se vestir bem, mas sim com o caráter dela. Ela conheceu Landon em um teatro da escola, pois Landon estava prestando serviços comunitários e foi imposto que ele ajudasse a escola.
Ela começou a ajudá-lo a ensaiar para a peça com apenas uma condição: ele não pode se apaixonar por ela. Foi quando foram se aproximando e a menina a qual ele ria e chamava de estranha foi se tornando alguém especial sem que ele perceba, mas ele não sabe que Jamie tem uma doença que pode ser fatal. Eles começam um namoro, mas Jamie se sente culpada por estar  enganando ele, por não estar falando a verdade e resolve falar e ela o culpa por ele ter se apaixonado por ela, pois ela não tinha muito tempo de vida e não queria se apegar a ninguém e depois partir. Então ela descobre que ele fez sua vida melhor e prolongado o tempo de vida dela e ele a pede em casamento, um dos sonhos que ela tinha era casar na igreja onde sua mãe casou e Landon realiza o sonho dela. Mas 4 anos depois Jamie falece de câncer.

Denise Witt - 204

FORA DE MIM

Autora: Martha Medeiros

O livro conta a vida amorosa de uma mulher, que é abandoada por seu grande amor, então ela passa a viver num mar de solidão e amargura, depois de algum tempo ela se recupera e esquece aquele grande amor que fez ela sofrer muito porque ela passa por muitas dificuldades, mas consegue esquecer seu grande amor do passado.  

Gostei muito do livro, pois fala da vida das mulheres, que temos que seguir em frente.

JULIANA CARRIÇO  -  202             

Porteira Fechada

Cyro Martins

Bom o meu livro conta a história de uma família que morava para fora em um rancho, viviam muito felizes lá até que um dia um homem chega a cavalo e  os despeja de lá. Então o homem da casa pega e sai a procura de uma nova casa para ele e sua família morar então ele se depara com um homem morto na beira da sanga enforcado. Recomendo a leitura do livro, pois é bem legal, eu li só uma parte e achei bem legal .

Álvaro -  202

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vizinhança perigosa

Autora: Zahyra de Alburquerque Petry

Cláudio, era um garoto de 15 anos que tinha terminado o ensino fundamental, e seus pais não sabiam para onde mandar o menino para terminar os estudos, e onde eles moravam só havia até a 8ª serie.  Alguns amigos dele iam estudar em Porto Alegre ou nas cidades mais próximas.
Os pais de Cláudio tiveram a idéia de mandar ele estudar em Porto Alegre e morar com seu tios, mas chegando lá, demorou a se adaptar, os ônibus eram muito cedo, e voltavam muito tarde, então ele não tinha muito tempo para se divertir, e quando achava tempo admirava a linda paisagem que via do seu quarto, mas começou a ver estranhos movimentos na casa ao lado, e começou a fazer o que ele mais gostava espionar, então espionava todos os dias depois da aula E seu vizinho um senhor de cadeira de rodas, sua empregada, e seus sobrinhos eram pessoas quietas, que ficavam sempre trancados em casa.
Num dia ele foi até a casa, e para ver o que acontecia, mas foi pego, sem seus tios ao alguém saber. Passou a tarde e seu tios deram por falta dele, e a demora dele, chamaram o inspetor, e começou a investigação, encontraram o garoto, mas também prenderam o mandante de uma quadrilha que ali na casa ao lado se escondia, então Cláudio foi dado como herói.

Gostei de ler o livro, pois ele fala sobre mistério, fuga e essas coisas, relacionadas a terror, e é o que eu gosto de ler, recomendo, pois dá gosto de ler, e ver o quanto a nossa imaginação pode fluir.
Acho que o trabalho durando o ano, sobre leitura, foi muito bom, pois incentivou os alunos a lerem, e eu gostei de ler mais do que o normal.

Núbia Vieira de Lima  - 204

sábado, 26 de novembro de 2011

Marley & Eu





Título: Marley & Eu

Autor: John Grogan

rios comentários de amigos me motivaram a ler esse livro, e também por já ter visto o filme li esse livro por saber o quão bom que é. Eu gostei por ser relacionado com cão, é uma história de amor e as vezes até mesmo engraçada. Conta a história de um casal que adotou um cão, que faz um bagunça na suas vidas e ao mesmo tempo faz o casal amadurecer e até mesmo prepará-los para quando tivessem os filhos. 


O trabalho com os livros foi interessante, me incentivou a ler e melhorar a minha escrita e conhecer mais palavras. 

Amanda Dominguez - 202


terça-feira, 22 de novembro de 2011

O livro dos abraços

Autor: Eduardo Galeano
O livro dos abraços conta várias histórias, um caçador de histórias que conta tudo que ele ouve e as melhores histórias ele transforma em livros.
Mas o mais interessante é que ele conta os pequenos momentos da história, esse livro nos conta também que pequenos e grandes momentos vividos são importantes.
A vida é uma só por isso devemos viver todos os momentos como se fossem únicos, e devemos lembrar que pequenos são grandes momentos.
Eu gostei muito de ler esse livro, é muito interessante, eu recomendo, é uma viagem no mundo da leitura.

O trabalho foi ótimo,  é muito bom ler,  e esse trabalho  foi muito bem desenvolvido.

Vanuza Pereira - 204

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Noites de Tormenta

Autor: Nicholas Sparks


O motivo que me levou a ler este romance foi porque os livros do Nicholas Sparks  são bons e eu gosto de livros desse gênero. 
Este livro é uma lição de vida uma história muito comovente. Recomendo.
Essa história acontece na Europa, Carolina do Norte com duas pessoas Adrienne Willis tem 2 filhos uma adolescente com muitas crises e um menino. Ela se considera uma mãe super dedicada. Separada do marido, que a traía com outra mulher, até que  lhe surge  uma proposta de cuidar da pousada para sua amiga Jean, ai ela conhece o único hospede da pousada o Dr. Paul Flanner que estava procurando descando e repensar sua profissão. Em meio uma tempestade eles encontraram o conforto um no outro e assim despertando um sentimento que os acompanhará. E Paul foi ajudar seu filho que estava atuando como médico em seu lugar, e ele mandava cartas para Adrienne para contar como estava sendo lá, e quando recebe a última carta que ele revela que queria viver com ela, ela descobre que ele morreu soterrado em uma tempestade que desmoronou onde ele estava. É muito emocionante o livro e recomendo assistirem o filme também ambos são muito bons.  


Opinião: Eu gostei muito de ler livros esse ano e os trabalhos de literatura foram bem desenvolvidos. Recomendo livros do autor Nicholas Sparks  são muito interessantes.


Robson Bahu - 204

MINHA PRIMEIRA PAIXÃO

Frida e Pimpo colegas na sexta série começam uma implicância terrível, um provocando o outro com coisas terríveis, cada dia que passava os dois se odiaram mais, faziam coisas para o outro ficar constrangido na frente dos colegas, mas depois de tanta implicação nasce uma linda amizade, falaram tudo para o outro e pediram desculpas e nasceu um lindo amor.





Deise Castilho Muller - 202

Nas Asas do destino

Autor: Ricardo Kotscho

Ele é um romance e eu gosto de ler romances.

Mostra uma história muito interessante sobre uma menina que tinha 15 anos, que se apaixonou por um homem que tinha o dobro de sua idade. Ela enfrenta tudo e todos para viver seu grande amor.
O trabalho de leitura uma experiência muito boa, porque nós vamos aos poucos lendo cada vez mais e mais, e nos ajuda a nos expressar cada vez melhor.

Carine Aires - 202

O médico e o monstro

Autor: Robert Louis Stevenson
Considerado um excelente livro de terror e suspense. A história fala sobre um médico, Dr. Jekyll, que vem se comportando de maneira estranha, chamando a atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado em seu laboratório, Jekyll começa a preocupar Mr. Utterson, advogado e amigo do médico, principalmente quanto ao testamento. Enquanto isso, na cidade, um sujeito louco, de atitudes bizarras aparece causando estrago e assustando pessoas locais com suas atitudes. Mr. Utterson suspeita do envolvimento de seu amigo com o estranho louco, e não concorda com tamanha benevolência com quem Dr. Jekyll vem tratando esse intrigante rapaz chamado Mr. Hide. O caso se torna ainda mais complicado com a morte de Sir Davens, um ilustre membro do parlamento . As suspeitas recaem sobre Mr. Hide, que é visto entrando diversas vezes na casa de Jekyll, e inclusive carrega um cheque em nome do médico. Achando o caso deveras intrigante, e temendo pela vida de seu amigo, Mr. Utterson decide tirar a limpo essa história e vai até a casa do medico em busca de explicações. No surpreendente final, Dr. Jekyll revela ao amigo que na realidade, ele e o Mr. Hide são uns só, resultado de uma experiência realizada em seu laboratório. Ao tomar a fórmula, ele mesmo, Dr. Jekyll, se dissociou em dois: um de personalidade amável (ele próprio) e outro de personalidade má (Sr. Hide). Cada vez mais fraco, Jekyll, temia pela própria morte. O livro mantém uma suspence assustadora durante toda a hitória, se tornando assim um clássico do mistério.

Eu gosto muito de livros de suspence, e achei muito interessante essa experiência de leitura porque eu não tinha costume de ler livro e com isso não consigo ficar sem ler nem que seja um livro por semana.
Guilherme Tolfo - 203
O Comentário é pessoal?

domingo, 20 de novembro de 2011

Para sempre

Autor: Alyson Noël


É a história de uma garota que se chama Ever Bloom, que sofreu um acidente, e nesse acidente perdeu sua família. Depois disso sua vida mudou completamente, foi morar com sua tia Sabrine. Ever adquiriu poderes especiais ela lia os pensamentos das pessoas, enxergava suas auras, para ela tudo isso era angustiante. E na escola ela conhece um garroto que se chama  Damem e se apaixona por ele, mas depois ela descobre  que Damem é imortal e que vai esperar por ela a vida toda. Mas ela não tem idéia de quem ou o que  Damem realmente é.
Mais tarde ela descobre que foi Drina que matou sua família e Ever acaba matando Drina.
No final Ever encontra Damem, eles ficam juntos e ela resolve virar imortal também.

Mariele - 202


Iracema

Autor: José de Alencar

        Fala sobre a paixão de Iracema e Martim, Iracema é uma índia virgem prometida à tribo Tabajára, e Martim era um jovem guerreiro branco estrangeiro.
        Eles enfrentam vários problemas principalmente a tribo para viver esse amor. Acabam indo embora, depois de um tempo Iracema engravida e tem um filho de Martim chamado Moacir.

       Gostei, uma colega minha pegou e me falou que era bom e decidi ler também para saber se era bom mesmo como ela dizia que era.
Nitiéle - 202 

sábado, 19 de novembro de 2011

O Primo Basílio

Autor: Eça de Queirós
Luíza casa-se com o engenheiro Jorge.
Um dia Luíza recebe a visita de seu primo Basílio antigo namorado, em pouco tempo viram amantes e alugam um quarto para se encontrarem.
A criada da casa Juliana ao descobrir algumas cartas que Basílio mandava a Luíza começa a fazer chantagem a patroa fazendo com que ela faça o trabalho de casa enquanto Jorge viajava. Luíza procura seu amigo Sebastião que pressiona Juliana e faz com que ela entregue à Luíza as cartas que Basílio mandava a ela e que ela não tinha conhecimento.
Juliana depois acaba morrendo.
Jorge volta de viagem e Basílio manda outra carta à Luíza e Jorge descobre o relacionamento.
Luíza fica mal tendo uma recaída, delirando e entrando em estado irrecuperável e morre.
Eu gostei do trabalho de leitura que a professora fez porque me ajudou a interpretar melhor os textos entendendo melhor sobre o assunto que eles tratavam e melhorei a minha escrita deixando-a mais correta.
Marcos - 204

UM AMOR PARA RECORDAR

Autor: NICHOLAS SPARKS

Fala da vida de Landon Carter e em como ele sentia a ausência do pai que era político e o forçou a concorrer a presidente do grêmio estudantil na escola e com a ajuda de Eric ele acabou ganhando, mas como presidente do grêmio ele não poderia aparecer sozinho no baile em homenagem aos ex-alunos.


Ele ligou para as meninas mais bonitas e todas já tinham companhias, então ele viu a foto de Jamie e resolveu convidá-la, mesmo que ele a achasse estranha.

Eles se aproximam e ela o ensina o verdadeiro sentido dos verbos amar e perdoar, ele entra no grupo de teatro e ela o implora para fazer personagem principal junto com ela.

Todos se admiram quando a veem como o anjo na peça e em como ela estava bonita com os cabelos soltos o que mostrava ainda mais lindos os seus olhos azuis.

Então ele declara seu amor por ela e Jamie em plantos diz que ele não pode a amar, ele não entende e ela o explica que está morrendo e essa notícia tira o chão dele.

Jamie tinha leucemia e não tinha cura, mas ele realizou o maior desejo dela que era se casar. Ela acabou morrendo, mas Landon quarenta anos depois, continua a amando como quando ele tinha apenas 17.
Gostei muito deste livro é muito bom e de fácil leitura e interpretação.

Sempre gostei de leitura, mas dificilmente achava livros que me interessa-se na biblioteca, mas este ano me interessei muito mais, pois vi que a escola aumentou seu acervo e trouxe muitos livros bons e isso faz com que aumente o interesse e interatividades entre os alunos. Leitura faz bem para a mente e para a dicção e todos deveriam ter mais prazer por ela.
Andressa Freitas - 202


O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo
Gênero: Romance
O livro conta a historia do português João Romão, que com muito esforço, conseguiu juntar dinheiro e construir um cortiço. Ele vivia com Bertoleza, uma negra fugida muito trabalhadora, com a promessa de enviar o dinheiro para a sua alforria. Ele tinha um vizinho chamado Miranda que era rico e poderoso, com título de nobreza que João Romão tanto cobiçava, os dois começam a brigar cada vez mais. João Romão só pensava em enriquecer e ficar poderoso, pensando em si só. Seu cortiço é destruído em um incêndio, e é reconstruído, mas agora aprimorado, o que traz moradores mais ricos, ao invés da pobreza que o frequentava antes. Então ele tenta casar-se com a filha de Miranda, para conseguiu a tão cobiçada nobreza, mas ele tinha um problema, Bertoleza. Para resolve-lô, ele denuncia Bertoleza para seu dono, após isso ela tira sua própria vida para não ser levada pelo seu senhor.
Eu escolhi ler esse livro, pelo motivo maior de me preparar para o Processo Seletivo Seriado.
Tivemos que ler vários livros durante esse ano, isso fez com que a gente pegasse o hábito da leitura, ou pelo menos nos incentivou a isso.

Eric Gindri - 202

====================

O cortiço conta a história de um homen chamado João Ramão que lutou para conseguir comprar um terreno, mas ao longo do tempo a comunidade foi crescendo e ficou conhecida como cotiço. L moravam lavadeiras, operários e trabalhadores. No cortiço aconteceu uma briga entre dois homens por causa de uma bela moça, mas só um dos homens ficou com ela.

Claudia - 202

====================

O livro conta a história do português João Romão, que com muito esforço, conseguiu juntar dinheiro e construir um cortiço. Ele vivia com uma mulher negra muito trabalhadora. Romão só pensava em enriquecer.
Seu cortiço foi destruído em um incêndio, então ele decide casar com a filha de um rico.Após saber Bertoleza tira sua própria vida para não ser levada por João.

Gostei da leitura, o livro é muito interessante.

Briane Noronha - 202
 

A CABANA

Autor: WILIAM P.YOUNG

Fala da vida de um homem que tem sua vida mudada quando foi acampar e quando seus filhos viraram a canoa e estavam se afogando ele corre pra tentar salvá-los e deixa sua pequena Missy sozinha desenhando. Ele fica desesperado, pois não acham o corpo da filha e o único suspeito já tinha matado cinco meninas da mesma idade de Missy e nunca fora preso. Então as buscas foram suspensas, e anos se passaram e ele recebe um estranho bilhete assinado papai.
Ele queria resposta e foi a cabana onde aconteceu o horrível assassinato de sua filha lá encontra-se com Deus, Sarayu e Jesus.
Logo de início não aceita papai somente a Jesus, mas ele então entende que não teria como mudar e assim ele entende que não se deve julgar,  podendo assim, reencontrar conforto em Deus.
E logo que voltaram ele sofreu um acidente de carro, mas sobreviveu de início acharam que por causa do acidente estava louco. Mas sua mulher viu que era verdade quando ele pegou o braço de sua filha e lhe disse que ela não tinha culpa do acidente. E ele enfim pode enterrar sua filha porque Deus lhe mostrou onde ela estava. E então prenderam o homem matador de meninas e acharam todos os outros corpos ou seja fazendo justiça.
Ele perdoa o assassino de sua filha e o visita no presídio.


ROSANGELA - 202


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vivi Pimenta e o calhambeque triste

Autor: Ganymédes José

Virginia Pimenta é uma jovem menina divertida , espertalhona que sempre acabava conseguindo o que queria, normalmente estava acompanhada de suas amigas Titela e Ana rosa, elas tinham que fazer um trabalho de artes e foram até o ferro felho do seu Tristão e lá elas conheceram o Romeu (carro de seu tristão). Vivi se encantou com o carro e ficou triste porque  o carro não tinha uma namorada. Na busca delas conseguirem uma companhia pra Romeu conheceram Dina que ajudou a encontrar uma baratinha (carro velho, antigo) para Romeu. Elas conseguiram unir o casal e transformaram eles em barco móvel.


Gostei porque é interessante, a história é bem comovente porque apesar de todos os esforços ela conseguiu unir o casal de barcos móveis.
A leitura  é essencial para prendizagem e conhecimento.
Sabrina - 203

A bolsa amarela

 Título: A bolsa amarela
 Autor: Lygia Bujunga                       

Raquel é a filha caçula da família, é a única criança. Seus irmãos, com uma diferença de dez anos, não lhe davam ouvidos, porque achavam que criança não sabe coisa alguma. Por se sentir muito solitária e incompreendida, ela começa a escrever para seus amigos. Amigos imaginários. Raquel, desde cedo, tinha três vontades enormes: vontade de crescer, vontade de ser garoto e vontade de ser escritora.
Um dia, ganhou uma bolsa amarela, que veio no pacote da tia Brunilda. A partir daí, a bolsa passou a ser o esconderijo ideal para suas invenções e vontades. Tudo cabia lá dentro. A bolsa amarela acaba sendo a casa de dois galos, um guarda-chuva-mulher, um alfinete de segurança e muitos pensamentos e histórias inventadas pela narradora.
A Bolsa é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.
Eu li este livro por que me chamou atenção , eu gostei muito principalmente a parte quee a raquel inventa de guarda tudo na sua bolsa amarela . E mostra que a gente pode ter muitas vontades e que podemos alcança-las baster ter força de vontade


Ariane C.  -  203

Ana Z Aonde vai você?

Autor: Marina Colasanti

O livro fala sobre Ana Z, é uma menina curiosa que a beira do poço perde seu colar lá no fundo e ao descer ao fundo do poço realiza uma grande viagem. Descobre várias coisas,como ver as coisas e ao tocar não tem nada e realiza viagens sobre os camelos e Ana reconhece a volta do túnel, depois pega seu colar e volta para sua casa com sua mãe é uma história de aventuras muito legais.

Foi muito bom ler livros durante este ano, alguns ficaram na memória e me ensinaram que nunca é tarde para viver a vida e realizar seus sonhos.


Angélica Bernardi -202

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fora de mim

Autor: Martha Medeiros


A história conta a vida amorosa de uma mulher, que é abandoada por seu grande amor, então ela passa a viver num mar de solidão e amargura, depois de algum tempo ela se recupera e esquece aquele grande amor.


 

Dienifer Soveral 204

Copo Vazio

Autor: Menalton Braff

Conta  a historia de Júlio que morava com sua mãe dona Aureza na favela, sua mãe era alcoólatra e teve um final trágico e então Julio teve que ir morar com seu pai,este livro é de literatura infantil.
Eu recomendo este livro por que ele mostra os problemas e dificuldades que muitas pessoas atualmente, vivem, gostei de ler pois ele nos mostra o drama que as famílias de hoje em dia passam.

 


Bruna Pilar 204

O último dia de um condenado

Autor: Victor Hugo

Este livro fala das emoções de um condenado, do que ele sente algumas semanas antes de ser condenado à guilhotina, quando ele vê a filha de três anos é muito triste, ela não o reconhece, pois já fazia um ano que eles não se viam e ele estava muito diferente com a barba grande completamente mudado.
Em todo o livro, Victor Hugo não se refere ao nome do condenado e no final a gente acaba não sabendo se ele foi morto ou não.
 



Verônica Manzoni - 204

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ameaça nas Trilhas do Tarô

Autor: Sérsi Bardari
Gênero: Ficção
Motivos que me levaram a ler o livro: no começo nenhum motivo, apenas achei o título interessante, mas descrevi os motivos com mais detalhes na minha opnião pessoal sobre o livro logo abaixo.

Breve Resumo:
Uma menina chamada Carolina, compra um livro sobre tarô com a finalidade de aprender mais sobre o assunto, agradou-se com o livro e ficou curiosa por ler, estudá-lo. Este livro que ela compra vem com baralho junto.
Carolina estuda sobre o assunto e aprende mais. Todos sofrimento de carolina diante de vários perigos enunciados pelas cartas de tarô faz com que ela amadureça.
Ela descobre que sabe  interpretar muito bem os significados que os Arcanos querem dizer para ela. Por conta de todas as ameaças mostrados pelas cartas de tarô, ela conta com a ajuda e respostas das cartas de tarô para ajudar a todos que ama e escolher o melhor caminho a seguir.

Opinião pessoal:
O universo das cartas de Tarô não é uma aventura fácil, muito pelo contrário, é uma aventura muito difícil e ao mesmo tempo interessante, e o livro “Ameaça nas Trilhas do Tarô” vem nos mostrar exatamente isso. Porém, Carolina nunca imaginaria que sua vida mudaria tanto ao comprar um simples baralho de tarô. As cartas começam a mostrar desgraças, coisas que darão errado na sua vida e na vida das pessoas que a cerca, levando a querer nunca ter comprado o baralho. Mas no final, ela verá que tudo aquilo foi bom para seu amadurecimento pessoal e crescimento na vida. 
Recomendo à todos que tiverem a oportunidade que leiam este livro, é uma história super bacana que vai impressioná-los, no começo eu particularmente achei um tédio, mas na metade do livro percebi estar errado, porém, o melhor foi no final que fiquei encantado pelo final da história e compreendi ter feito uma boa escolha na hora de ler.

Opnião Sobre a Leitura Durante o Ano
Durante este ano fizemos leitura de vários livros, aprendemos que sem a leitura nada somos, somente com o hábito de ler iremos aprender mais, a leitura nos proporciona cultura, nos proporciona todo tipo de conhecimento, e sem ela não podemos ter o conhecimento que a vida nos cobra, não alcançaremos o sucesso.
Então é isso, a leitura é o caminho para o sucesso, espero que todos continuem com o hábito de ler que nos foi ensinado durante o ano todo.






Leonardo Machado - 204

Um Dálmata Descontrolado

Título: Um Dálmata Descontrolado
Autor: Indigo

O livro conta a história de Igor e seu cão Conan. Igor ganhou o cãozinho de sua vó, mas sua mãe não gostava do cachorro e mandou adestrá-lo. Conan era um dálmata muito descontrolado, um exemplo disso é que quando Igor ia sair, Conan saía pulando. Igor, por sua vez, não queria um cão adestrado, porque seriam iguais aos cães policiais, "retos e alinhados". Mesmo assim a mãe de Igor contratou um adestrador e esse ensinou Conan a se comportar. No decorrer da história, Conan encontra Valentina, uma gatinha que a irmã de Igor ganhou, e passam a ser grandes amigos.

Eu gostei da história porque é divertida e muito legal, indico ela a todo mundo.
A leitura esse ano foi muito gratificativa para meu vocabulario e para meus conhecimentos.  
Cilene - 203

A Serpente Branca

                                                                                      Autor: Jackob e Wilhelm Grimm
        Há muitos e muitos anos atrás havia um rei muito conhecido por sua sabedoria,e depois do almoço sempre era servido um prato especial.Um certo dia o cozinheiro resolveu olhar o que tinha dentro do prato e era uma serpente branca o que lhe dava muita sabedoria.
        Um certo dia o cozinheiro resolveu provar um pedacinho da serpente e ele ficou tão sábio quanto o rei,ele começou a ouvir os pássaros falando e a entender os animais.Com o passar dos  anos aconteceram muitas coisas em sua vida e o cozinheiro resolveu sair do castelo em busca da sua felicidade que era entender o que os animais iam lhe-falar.
       Eu gostei muito desse livro ele não é tão bom mas ele me ajudou a melhorar a minha pronuncia e a minha escrita muito bom eu recomendo eu leria de novo.

Faltou teu comentário sobre o trabalho de leitura desde ano. Prof. Denise


Evander - 202

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O CORTIÇO



Autor: ALUÍSIO AZEVEDO

Eu escolhi o livro pela capa e o nome me chamou bastante a atenção. O livro é um romance , conta a história de pessoa pobres que habitam um cortiço na cidade do Rio de Janeiro. O personagem principal João Romão que é muito ambicioso.Seu principal objetivo é enriquecer a qualquer custo, para isso não mede esforços veste-se mal, dorme no balcão que trabalha. Das verduras de sua horta come as piores e vende as boas. Conhece uma escrava que ganhava a vida vendendo peixe. Os dois tornam-se amantes, João mente, engana e rouba o dinheiro da amante. Algum tempo depois ele se casa com uma mulher e manda prender a escrava, mas antes da polícia chegar ela se suicida.
Eu não gostava de ler, mas em 2011, estou me interessado mais pela leitura.
Adriana Pereira - 203

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os amantes da chuva

Autor: Carlos Queiroz Telles

Bom, eu escolhi o livro porque minhas colegas leram e gostaram.
Por isso resolvi pegar para ler, a história é de romance e eu adora histórias românticas.
A história é sobre duas pessoas que se encontram e se apaixonam à primeira vista, eles se conhecem num dia  de chuva. Essa história mostra que quando se ama, tudo é possível, a história é linda!
A leitura para mim nesse ano foi ótima eu aprendi a gostar de ler, porque o ano passado não gostava muito, mas agora eu vejo um livro de romance e já fico louca para ler. 

Maura - 202

Agora ou nunca

O livro conta a história de uma menina que queria ser uma top model em Paris. Sua mãe estava contente que sua filha tinha ganhado o concurso. Ela tinha um cachorro muito legal que adorava brincar com sua dona. O nome dela era Pâmela,  ela gostava muito de se arrumar e tomar banho. Um dia ela se acordou e foi se lavar o rosto e tomar o café da manhã para depois  arrumar as malas para ir a Paris. De noite o avião partiu e ela se foi e chamaram para ela desfilar.

Maria Emilia - 204

sábado, 12 de novembro de 2011

Marley & Eu

Autor: John Grogan
   

      O que me levou a ler esse livro, foram os comentários das pessoas que o leram, e também que se tratava de uma história emocionante.
      Esse livro é uma comédia, conta a história de um casal recém casados, que resolveram testar seus instintos maternais, John e Jenny resolveram adotar um cão. Marley era um cachorro hiperativo, tinha fama de ser o pior cão do mundo, no seu segundo dia de adestramento foi expulso. Logo o casal teve filhos, e Marley aceita-os muito bem. Patrick e Marley tornaram-se melhores amigos, Marley se tornou um cão famoso, mas como já estava ficando velho com seus 13 anos Marley faleceu, a morte deixou várias lembranças no coração de seus donos.
     De todos os livros que eu li, esse foi um dos mais emocionantes, mostra o grande amor que esse casal tinha pelo seu cão, isso particularmente me emocionou muito, por isso indico para todos que forem ler, que ele é muito bom.
     Esse ano como todos foi muito corrido, mas sempre procurei deixar um tempo somente para leitura, como um grande conhecimento que acabo adquirindo na minha vida.

Tamiris Pereira - 202

=========================

Esse livro sempre me chamou bastante atenção, porque gosto muito de histórias que envolvam animais. Procurei saber um pouco sobre a história com alguns amigos, que me indicaram o livro. O seu gênero literário é uma comédia .

O livro conta a história de um jovem casal que decide adotar um cachorro para testar sua capacidade de cuidar de uma criança. Adotam Marley um cão hiperativo. Quando o casal tem seus filhos Marley os aceita muito bem. Mas no final ele acaba morrendo.
Achei muito interessante e superei minhas expectativas.
Apesar deste ano ser muito puxado consegui adaptar no meu dia-a-dia a leitura como um hábito. Além de nos trazer conhecimento é um exercício para a mente.

Ana Luiza Tadielo - 201

Garibaldi e Manuela: Uma história de amor

TÍTULO: Garibaldi e Manuela: uma história de amor
AUTOR: Josué Guimarães

MOTIVOS QUE LEVARAM Á ESCOLHA: gostei da capa o resumo era interessante e escutei a opinião de meus colegas.

GÊNERO LITERÁRIO: Romance

O livro fala de um caso de amor proibido entre Giuseppe Garibaldi e Manuela que acontece no meio da Revolução Farroupilha entre 1835 a 1845 no Rio Grande do Sul.

OPINIÃO: Achei o livro muito interessante o autor explica numa linguagem de fácil entendimento para o leitor.
Eu acho que a leitura de livros no ano foi muito interessante, pois, obtivemos novos conhecimentos sem contar que o prazer da leitura nos leva para outro mundo, o mundo da imaginação.

ALISSON BRUM - 202

Encarnação - José de Alencar

            Hermano, o personagem principal, se casa com uma mulher muito bonita, que era filha de um coronel. Ao longo da história, ela morre após um aborto, e Hermano é desejado por outras mulheres e casa-se com uma. No final da história ele tem um filho, cuja aparência era muito parecida com a ex-esposa dele.

Gostei muito de ler este livro, é uma história bem interessante e muito bem feita pelo autor, recomendo.
A leitura esse ano esteve ainda mais presente em mim, é necessário ler para ter um bom desenvolvimento escolar, e também para a vida.

 Vitor Oliveira - 201

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Crepúsculo

Autor: Sthephenie Meyer

Eu escolhi esse livro por que falam que ele é mais completo que o filme.
Esse romance conta a história de Isabella Swan que vai morar com seu pai em Forks. Bella conhece Edward, eles se apaixonam. Bella descobre que Edward é um vampiro. Nos primeiros dias Edward fica louco pelo sangue de Bella, mas consegue se controlar. Edward defende Bella de um vampiro que quer caçá-la.
Gostei do trabalho de leitura esse ano, pois desperta o nosso hábito de leitura além de adquirirmos conhecimento.   

Luana M. Venzon - 201

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A primeira reportagem

Título: A primeira reportagem
Autor: Sylvio Pereira

Peguei este livro porque a história no início era um pouco triste, mas depois fico engraçada, o livro é um romance. Ele se apaixona por Beatriz e pelo o seu trabalho novo.

Ele teve que ir morar na casa de seu tio Jonas por causa da morte de sua mãe no Paraná. Uns dias depois seu tio arrumou um serviço para ele no jornal, fazia a redação. Depois apareceu Beatriz que seria a nova secretária, eles ficaram amigos e um dia ela foi sequestrada na parada de ônibus, mas tudo acabou bem, Roberto fez uma grande reportagem que ganhou respeito de todos e principalmente de seu chefe. Roberto ganhou um novo cargo que começou a ganhar mais.

Gostei do livro porque ele consegue superar perdas e a conhecer o amor. A leitura é essencial porque aprendemos novas palavras e aumentando nosso conhecimento.

Sabrina Masteloto - 203

Triste Fim de Policarpo Quaresma

AUTOR: Lima Barreto
Gênero literário: romance
Assunto: A história fala sober um homem que fazia de tudo para defender sua patria com honrra, era nascionalista defendia seu país com garra, e no fim ele acaba morrendo.
Eu achei uma história bem legal, porque trata de um homem que fazia de tudo para defender sua pátria.
O que me chamou a atenção foi o título e a capa.
Eu achei a proposta de leitura durante o ano bem interessante, porque fez eu reservar um tempo para ler.

Iago Fernando Cariolato - 202

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo
Este livro conta a história de um romance.
Este livro fala de um homem português ele fica com uma escrava que com muito esforço ele constrói um cortiço, depois de um certo tempo ele se casa com uma mulher e entrega a escrava para a polícia e depois ela se suicida.

Gian podes colocar mais alguns detalhes - Prof. Denise

Bom eu escolhi este livro porque o comentário é que o livro era muito bom e realmente é um bom livro mesmo!!!

Gian Ourique - 201

Amanhecer

Autor: Stephenie Meyer
Gênero: Romance e Ficção
Nesse livro, Bella e Edward se casam e ela fica grávida na lua de mel. Edward fica com medo que a criança mate Bella, mas ela não desiste e deixa a criança nascer.
Os lobisomens e os Vulturi então, começam a tentar matar ela e a criança. Bella quase morre quando sua filha Renasmee nasce, e Edward tem que a transformar para salvar a sua vida.
Então os Cullen reunem o máximo de vampiros para proteger a Bella e a sua filha e conseguem provar que a filha de Bella não é perigosa, acabando com a guerra.
Após isso, Edward e Bella voltam para casa, e ele consegue finalmente ler a mente de Bella, que a maioria de suas memórias são de momentos entre eles dois.

Motivos pelo qual escolhi esse livro é porque ele realmente me interessa, é uma mistura de romance com ficção, uma história bem legal e eu já havia lido os outros livros da saga Crepúsculo e tinha curiosidade em ler o último.

Gostei do trabalho de leitura, pois nos incentiva a ler mais e com isso podemos ter mais conhecimentos e aprender a ter gosto pela leitura. 

Raquel - 202

Sabe de uma coisa? Diário de uma adolescente

Autora: Vivina de Assis Viana
Literatura Juvenil


  Meu livro conta a história de uma adolescente do ano de 1988, o nome dela é Teresa e tem 16 anos. Mora com seus pais e irmão.
   O livro é um diário, onde ela marca os aniversários, conta passagens dos dias dela, é onde ela expressa e conta tudo o que sente e o que acontece no ano de 1988, suas paixões, seus medos, seus amigos, isso tudo ela anota no diário. 
        A autora escreveu este livro inspirada no livro: (O Diário do Outro - Ronald Claver). Ela entrelaça a História de Ronald com a história dela, deixando de certa maneira confusa a história, mas muito interessante e criativa. É um tipo de livro diferente do qual nunca tinha lido, no começo achei estranho, era como se estivesse lendo o diário de uma pessoa o que não deixa de ser, mas é também um livro e conta uma história que mistura ‘realidade’ com ficção.
   Como todos os livros que já li esse também é muito bom, mas tem que lê-lo muito bem e prestando atenção nos detalhes. 
             É um livro muito divertido e bom de ler. Super indico! O trabalho de leitura proporcionou a descoberta de várias histórias o ano inteiro, foi muito bom.


 Maytê S Ayres - 201