domingo, 31 de julho de 2011

Marley e eu

Titulo: Marly e Eu
Autor: John Grogan
Fiz a escolha desse livros pois ja tinha olhado o filme,por isso os filmes não relatam totalmente as historias como no livro,Marley e eu e baseado em fatos reais onde John e Jenny haviam acabado se casar,Jenny queria testar seus dons maternos.o casal resolveu adotar um cãozinho mas não sabiam a encrenca que tinham arrumado,no decorrer do livro,ele vai relatando as traveçuras de marley eo amor incondicional da famlia de John e Jenny pelo cão,recomendo o livro pois o conteudo do livro e bem maior que filme, pois conta mais alguns casos pitorescos da familia com Marley 
Marco Antonio 201

O Aleph


Autor: Paulo Coelho
Gênero: Auto-ajuda

Escolhi esse livro pra ler por que é o mais novo livro do Paulo Coelho e todo mundo na internet estava comentando bem sobre o livro, por isso escolhi esse.
O livro é sobre uma viagem que o Paulo Coelho faz de trêm, nessa viagem ele encontra uma mulher que ele amava em outra vida, ela ajuda ele a lembrar do que ele viveu nas vidas passadas e com isso ele se liberta das culpas e dos pecados que ele fez no passado.
Gostei demais do livro, foi o melhor que já li.
Ler nos ajuda a interpretar melhor os textos, assim nos ajudando no nosso desempenho na escola.
Luciane Bertolazzi, 201


Se abrindo pra vida

Autora: Zibia Gasparetto
Gênero: Religião e espiritualidade

O livro fala sobre a história de Jacira que aos trinta e oito anos era uma mulher triste, que se sentia anulada de suas próprias vontades, vivia apenas para sua família. Sua mãe a tinha como uma empregada, nunca deixou ela se arrumar e inventou até uma doença para não deixar a filha sair de casa. No trabalho e no amor próprio ela descobre a superação, conhece um homem que a faz feliz, sai de casa e consegue abrir seu próprio negócio.

Eu escolhi ler esse livro porque achei o título dele interessante e por falar de auto-estima e amor próprio.

Laísi Bahú - 201

Dom Quixote

Autor: Miguel de Cervantes
Gênero: Romance e Aventura

Meu livro fala sobre Alonso Quijano que era fã de histórias de cavalaria, ele morava numa pequena fazenda num vilarejo de La Mancha. A curiosidade e a loucura por esses livros era tanta que ele começou a acreditar em toda a fantasia daquelas histórias de cavaleiros, que resolveu virar cavaleiro andante e sair pelo mundo em busca de aventuras, na companhia de seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Com o nome de Dom Quixote, ele achava que tinha a missão de salvar donzelas em perigo e lutar contra os inimigos do caminho.



Os motivos que me levaram a ler este livro foram os temas loucura e a amizade, Dom Quixote leva o leitor a pensar nos valores importantes da vida. A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.
Nathália Machado - 201

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Capa do Livro
Autor:  J.K Rowling
Gênero: Fantasia e Ficção
 O Livro conta a historia da Ordem da Fênix, uma ordem criada, para proteger os bruxos (principalmente Harry) do Lord Voldermort. O Livro conta também, sobre o quinto ano de Harry, na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts .
Eu o li, porque, no ano passado, no primeiro trimestre, a Professora Denise, me mostrou o segundo livro da série ‘’A Câmara Secreta’’,e depois que eu o li, meu interesse pela série cresceu. Mas até dezembro, eu não tinha conseguido mais nenhum dos livros. Então ganhei o terceiro livro da Saga: ‘’O Prisioneiro de Azkaban’’ e desde então, não parei de ler os outros como ‘’A Pedra Filosofal’’ , ‘’O Cálice de Fogo’’ e agora o ‘’A Ordem da Fênix’’
Eu indico esse livro, pra quem gosta de livros de Ficção. Também indico para os fãs da Série de filmes, eu digo pra vocês:
Os Livros, são melhores que os filmes!
Nome: Vitor Sarmento
Turma: 201

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ninguém é de Ninguém

Autora: Zíbia Gasparetto.
Gênero: Religião e Espiritualidade.

Meu livro conta a história de um casal, Roberto e Gabriela. Roberto é um homem trabalhador e muito ciumento. Ele tenta dar muito conforto para a família dele, para que assim, Gabriela largue seu emprego para ficar em casa cuidando de seus filhos. Roberto conheçe um desconheçido e acaba confiando nele e viram sócios, até que ele dá um golpe em Roberto e foge com todo seu dinheiro. Gabriela, acabou tendo que sustentar toda família e Roberto estava entrando em depressão. Com tudo isso, Roberto acaba ficando possessivo demais e com ciúmes de Gabriela e, tudo é motivo para uma nova briga. Até que o ciúmes estraga totalmente o relacionamento deles.


Eu escolhi esse livro porque achei o titulo interessante. O livro fala sobre ciúmes doentio e, sobre o falso e o verdadeiro amor. Retrata bem a realidade e sem falar que a leitura é muito importante para as pessoas. Além de fazer melhorar a gramática, faz a pessoa ficar mais culta e se inteirar com o mundo em geral.

Tainá Trombini, 204

Ana Pedro


Autor: Miguel Jorge.
Gênero: Infanto-Juvenil

Meu livro conta a história de um casal, Thomás e Madalena. Madalena estava grávida e seu marido exige que seja um filho homem ou, não haverá continuidade do casamento. Madalena dá a luz à uma menina e 'Ana' cresce disfarçada como 'Pedro', tendo como cúmplice a mãe e utilizando-se de todos os artifícios para disfarçar seu verdadeiro sexo. Mas um dia a verdade vem à tona.

Resolvi ler este livro por que achei muito interessante o título. Me chamou muita atenção e, como sou muito curiosa, escolhi ele. Se todas as pessoas lêssem, aprenderiam a compreender várias coisas, inclusive interpretação e gramática.

Patrícia Maia - 204

Olhai os Lírios do Campo

Autor: Érico Veríssimo
Gênero: Romance

Meu livro conta a história de Eugênio, que, na faculdade conhece Olívia, com quem tem uma noite de amor e se apaixona. Ele sente pena de seu pai por ser pobre e humilhado, então resolve casar-se com Eunice por interesse social, sem amor nenhum. Tempos depois, Eugênio recebe a notícia de que Olívia morreu e, após isso, ele toma coragem para separa-se da esposa e vai viver com a filha Anamaria que teve com Olívia. Eugênio vai assim, sempre com a memória de Olívia, mesmo que ela vá desaparecendo aos poucos. A história acaba com ele e sua filha saindo para passear em Porto Alegre.

Escolhi este livro por que o assunto é interessante e várias pessoas me indicaram. A leitura é importante demais. Através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário e obter conhecimento.

Caroline Machado, 204

REFAZER (A parte que está em destaque. Prof. Denise) 

Pixinguinha, menino bom que se tornou Imortal

 
Título: Pixinguinha, menino bom que se tornou imortal
Autor(a): Nereide Schilaro Santa Rosa
Gênero: Biografia

Meu livro conta toda sua trajetória musical, desde criança fazia sucesso até sua morte, os conflitos sofridos e suas conquistas, sambas inesquecíveis músicas memoraveis, viagens e vida pessoal.
Gostei muito do livro recomendo para todos.
Escolhi este livro pela sua contra capa e alguns comentários que escutei a respeito.

Reulder Contessa - 202

Os amantes da chuva

Título: Os amantes da chuva
Autor: Carlos Queiroz Telles
Gênero: Literatura Juvenil


Meu livro conta a história de Hélio e Ione que se conhecem na chuva, debaixo do abrigo do ônibus. A paixão de Hélio e de Ione é tão grande que pode comandar raios e trovões! Eles são separados para provar que quando se encontravam chovia, tiveram que ficar longe por um tempo mas no final quando se encontravam sempre chovia.

Gostei muito do livro e recomendo para todos que gostam da leitura. Resolvi ler por indicação de uma colega e achei muito bom, pois prova que com amor tudo é possível.

Caroline Camargo, 201

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Guarani


Título: O Guarani
Autor: José De Alencar
Gênero: Romance
Motivos que me levaram a escolha do livro: Eu escolhi este Romance por que eu estava estudando as obras de José De Alencar.

O Guarani foi um romance que aconteceu na metade do século XVII, e tinha como seus principais personagens Peri e Cecília.
Aconteceram muitas aventuras, começou quando Dom Pedro, irmão de Cecília e filho do fidalgo Dom Antonio, estava em uma caçada quando matou uma aimoré sem querer, os aimorés eram muito brabos, também comiam carne de humanos, certo dia eles atacaram a casa da família, mas também tinha Loredano e seus companheiros que se faziam de amigos para poder pegar a filha de Dom Antonio e o mapa das minas de prata, mas tinha o índio Peri que era apaixonado por Cecília e ajudou  Dom Antonio contra os inimigos. Os aimorés atacavam com flechas de fogo quando a casa estava completa de chamas Peri consegue sair com Cecília em uma canoa pelo rio, e logo o depois  veio uma onda gigante tomando conta de tudo que vinha pela frente, Peri consegue se agarrar no alto de uma palmeira para salvar Cecília.
                           Eu achei o livro muito bom apesar de ser pequeno é um ótimo romance.
                           A leitura é muito importante, tanto para ler, quanto para escrever.

João Vitor Minussi - 203

O Alienista

REFEITO PROFESSORA(AGORA TA BEM BOM)E AGORA NÃO É COPIA NÃO!
Autor: Machado de Assis
Este livro conta a história de um médico que se dedicou totalmente a cuidar dos doentes mentais (Simão Bacamarte), ele estudava muito para saber todos os problemas dos doentes, ele queria saber todas as explicações para todos os tipos de doenças, ele tinha um hospital chamado Casa Verde (levava esse nome por causa das cores das janelas), ele cuidava de todos os tipos de loucos no hospital: os loucos de amor, os de mania, alguns tinha fixação religiosa etc. A paciência dele era muito grande (imagina eu na situação dele, mataria todos), e junto com ele no hospital tinha um padre (Lopes) e os dois juntos cuidavam dos doentes mentais, no final da história diziam que ele tinha morrido, mas tempos depois ele estava igual só que o padre tinha espalhado o boato que o Alienista estava louco e ele não tinha conseguido achar a cura para ele, no final mesmo ele foi enterrado com muita solenidade. 
         Eu Gostei muito de livro é muito bom eu recomendo para todos que quiserem ler. Os motivos que me levaram a lê-lo foi o nome "O Alienista" e porque é uma das mais conhecidas obras do Machado de Assis.
Diego de Lima Merques - 202
        

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Na Barreira do Inferno


TÍTULO: NA BARREIRA DO INFERNOAUTORA: SILVIA CINTRA FRANCO

O tema central de “Na barreira do inferno” é a ecologia.
Simone, Otaviano, Dina e Bruno são os personagens principais da história. Quatro amigos que se unem para fazer um trabalho da escola juntos.
Eles resolveram fazer seu trabalho sobre o desmatamento da Amazônia.
Procurando informações para acrescentar ao trabalho, eles descobrem um plano de políticos e madeireiros para impedir que um satélite projetado para tirar fotos das áreas desmatadas da Amazônia seja lançado no espaço. Esses políticos contratam um pistoleiro que mata o sindicalista - Cido Lima que é a favor do lançamento do satélite.
Esse mesmo pistoleiro pretende matar o cientista responsável pelo projeto do satélite, que é irmão de Bruno, um dos quatro amigos, mas o garotos descobrem o plano e o impedem.
Também impedem o plano de sabotar o satélite na sua plataforma de lançamento ajudando na captura do bandido, mas contra as pessoas importantes que o contrataram, eles não conseguem para nada.
Eu escolhi este livro porque achei interessante o seu título. O gênero dele é literatura juvenil. A leitura nos ajuda a aprimorar nossos conhecimentos além de ser uma forma de distração.

Lília Lamberty - 204

AIDS: E agora?


TÍTULO: AIDS: E AGORA?
AUTOR: LUIZ CLAUDIO CARDOSO

                Os motivos que me levaram a ler esse livro são saber um pouco mais e como lidar com essa situação, afinal ninguém escolhe nascer com AIDS. O título me chamou muito a atenção. Será que ainda existem pessoas desinformadas sobre o que é a AIDS? E como agir quando se descobre que está com o vírus.
                O gênero literário é juvenil, o livro fala sobre uma vizinhança, que descobre que um vizinho está com o vírus, as pessoas tem preconceito e desejam expulsá-lo do bairro, quando eles perceberam que não conheciam a doença decidiram procurar o médico e ficaram sabendo que a AIDS não é um “bicho de sete cabeças”.
                Minha opinião é que só é preconceituoso quem é desinformado, esse livro tinha que ser lido por todas as pessoas, para que todos saibam mais um pouco sobre a AIDS. A leitura é muito importante além de aprendermos mais, nos comunicamos melhor.

Débora Marques - 204

Quem manda já morreu

Titulo: Quem manda já morreu
Autor: Marcos Rey
Gênero Literário: Literatura Juvenil
Escolhi o livro por que recebi indicação de uma amiga.
O livro conta a história de Edu aluno de Comunicação que tinha como trabalho para as férias fazer uma reportagem é o tema da sua reportagem foi Tony Grand que era chefe de uma das maiores quadrilhas, durante sua investigação conheceu novas pessoas e viveu muitas emoções.
Gostei muito do livro, muito divertido faz com que a gente faça parte da história.

A leitura nos faz viajar por tantas coisas, nos ajuda na aprendizagem.
Bruna Martins - 203

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Cortiço

 O Cortiço 
Autor: Aluízio de Azevedo

Os motivos que me levaram a escolha deste livro foram os comentários de alguns colegas sobre ele e na biblioteca ele me chamou bastante a atenção.
O livro é um romance naturalista brasileiro
Personagens Principais: João Romão, Bertoleza.


O livro conta a história de um português ambicioso que ”amasia-se” com uma escrava e constrói um cortiço, tempos depois ele decide casar-se com outra mulher e entrega o paradeiro da escrava aos seus donos, a polícia vem levá-la e no ato ela suicida-se.

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim.
Deve ser adotado por todos, pois além de trazer conhecimento nos faz entrar em outros mundos.
Gostei de ter lido este livro.

Ana Luiza Tadielo - 201

Fora dos Eixos

Livro: Fora dos Eixos
Autor: Maria Valéria Rezende
Aluna: Núbia Vieira
Turma: 204

O livro trata de um romance entre Irene e Rosálio.
Ela uma mulher que chega do Norte, em São Paulo, se torna uma prostituta com AIDS.
Ele um servente de pedreiro que vive na cidade grande, humilde mas porém honesto.
Eles passam por muitas coisas juntos, muito mais ruins do que boas, mas com tudo que passam, não perderam a esperança de serem felizes juntos, e deixar todos os preconceitos para trás, e não dar atenção ao que seu amigos falavam, e sim ao que o seus corações falavam, que por mais que tivesse tudo contra eles, no final tudo ia dar certo, isso não iria passar de uma fase, como todo o romance tem sua fazs ruim, o deles também, teve e por sinal muito ruim, com muitos choros, e sofrimento, mas como é de se imaginar, no final tudo passa e eles ficam felizes e passam por cima de todos em busca de sua felicidade.
Eu declaro que esse sofrimento deles, é normal, digamos, porque nada vem de graça hoje em dia, tudo tu tens que luta para conseguir, tudo tu tens que correr atrás, por mais que demore, se tu tens força de vontade consegue.
Eu sempre gostei de livros de romances, e esse foi um dos melhores que já li, tudo que a autora diz, tem seu toque diferente que outros autores que eu li, não tiveram, isso me chamou ainda mais a atenção, foi muito bom ler, aprendi com ele, nenhum livro que eu tivesse lido tinha feito esse efeito comigo, foi muito legal, imaginar toda a história. Livro dramático também, mas porém interessante.
Li esse livro com interesse à leitura, por que tenho curiosidade, me distraio na leitura, isso aumenta a imaginação de qualquer um. A leitura incentiva, a ler ainda mais, pois as histórias são incríveis, a cada leitura é um mundo diferente, é um personagem diferente, e algumas vezes até nos identificamos com o personagem, e desperta mais interesse ainda.

Brida

Título: Brida
Autor: Paulo Coelho
Aluno: Jarine Dicet
Turma: 204


O livro que eu li conta uma história de Brida, ela com 21 anos de idade, trabalhava, fazia faculdade morava sozinha, como todas as pessoas sofreu muitas decepções amorosas.
Tinha um namorado chamado Loren, que era muito apaixonado por ela, e ela por ele, mas Brida sentia que tinha um dom e foi atrás de seu destino, viveu muitas coisas, conheceu Wicca que depois virou sua mestre e o mago que era sua outra parte, ele que conhecia  o poder do sol e da lua, enfim ela descobriu que era uma feiticeira "bruxa’’ . No final ela acabou ficando com Loren. O livro fala que nessa vida podemos ter duas, três partes mais isso gera dor e sofrimento que era o caso dela.
Eu gostei muito de ler o livro, muito bom, é um romance que parece ser tão real, mas que isso pode acontecer de verdade, isso que o torna mais interessante e desperta ainda mais a vontade de ler.
Ler é imaginar mundos novos, é despertar a imaginação, além de ser muito importante para o nosso desenvolvimento é criar um mundo mágico para si próprio.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Alienista

O Alienista
Machado de Assis

Era um médico chamado Simão Bacamarte que se dedica a estudar a loucura e os doentes mentais.
Nisso ele se muda para uma cidadezinha e monta um hospital que deu o nome de 'Casa Verde'.
Com muitas novidades ele começou mudar o hábito de vida dos moradores da pequena cidade chamada Itaguaí.
E demorou pouco tempo para darle o nome de Dr. Bacamarte que já estava velinho e começou internar pessoas normais que ele falava que tinha problemas.


(REFAZER _ melhorar )

Gostei do livro e recomendo.

Ilson Gindri - 201

Veronika decide morrer

Título: Veronika decide morrer
Autor(a): Paulo Coelho
Gênero literário: Ficção

Escolhi o livro pelo título que me chamou atenção e pelo autor que é brasileiro e escreve muito bem.
O livro conta a história de Veronika que tem 24 anos e está insatisfeita com a sua vida, então decide se matar, mas como seu plano não deu certo ela vai parar em um hospício e lá vive grandes aventuras, amores, amizades e reflete sobre sua tentativa de suicídio e vê que não é isso que ela quer.

Na minha opinião recomendo o livro, pois é muito bom e também já saiu o filme contando a história da “Veronika”. Mas não deixando de lado a leitura que abre as portas para uma nova vida e um novo caminho de conhecimentos.


Alanna Rooz Paz - 201

Uma história de amor


Autor: Carlos Heitor Cony

Meu livro conta a história de um menino chamado Henrique, ele mora num bairro simples, sua mãe é costureira e seu pai já faleceu, ele se dedica muito aos estudos pra poder ter uma vida melhor. Suas notas eram sempre as melhores da turma e quando podia arranjava alguns ‘’bicos’’ para conseguir dinheiro pra ajudar a sua mãe.
 Então ele decide arrumar um emprego numa loja como entregador pra garantir seus estudos no ginásio, onde só estudavam os que eram mais ricos e se incomodavam com a presença dele, mas lá também estudava Helena Rezende,menina por  quem ele se apaixonou  e que vive uma grande historia de amor, mesmo sofrendo preconceito por ser pobre ele não desiste dos seus objetivos , ele passa por diversas coisas,depois os pais de helena descobrem sobre o romance  e ela vai embora para São Paulo,Henrique segue sua vida e logo depois sua mãe morre,ele sofre muito com isso, depois de alguns anos decide ir para São Paulo a procura de uma vida melhor,se forma em engenharia e depois de um tempo se reencontra com Helena e  constrói uma família com ela.

Motivo pelo qual escolhi o livro foi o incentivo das colegas, e pelo gênero de romance.O livro é muito interessante,é uma história de amor e superação muito bonita. Indico esse livro aos meus colegas por ser muito bom, pois aprendemos ainda mais que o preconceito é algo muito ruim, e ninguém gostaria de sofrer algum tipo de preconceito, que nos dias de hoje ainda existe muito.
A importância da leitura para nós alunos é muito grande,com ela podemos desenvolver um raciocínio muito maior, nós traz aprendizado e diversas outras coisas.

Nome: Raquel
Turma:202

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dom Quixote

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, é um livro famoso e que é conhecido por muitas pessoas do mundo. A capa e algumas ilustrações me chamaram atenção.

É um romance-aventura da literatura espanhola.
É uma história de um homem de posses, amantes dos livros de cavalaria, que enlouqueceu e saiu pelo mundo vivendo aventuras hilárias ao lado de seu escudeiro, Sancho Pança, Dom Quixote passa por muitas batalhas imaginadas pela sua loucura, a mais marcante a luta contra os moinhos de vento.
É um livro muito bom, de leitura fácil e com figuras perdidas por suas páginas. Com certeza qualquer um que pegue este livro vai gostar muito de lê-lo.
A leitura é algo muito prazeroso para alguns, mas um sacrifício para outros. É um costume que aumenta nosso vocabulário e conhecimento.
Leia Dom Quixote ou qualquer outro livro, lhe fará bem, eu garanto...

EDUARDO B. GONÇALVES
203

Minha Primeira Paixão

Minha Primeira Paixão
Elenice Machado de Almeida e Pedro Badera

O que me levou a ler este livro foi o titulo que achei interessante e os comentários que ouvi sobre ele.
O gênero literário do livro é literatura juvenil. Fala sobre dois adolescentes: José Olímpio (Pimpo) e Frida. Os dois se conhecem quando Frida muda para a escola de Pimpo. Eles não vão muito com a cara um do outro, Frida senta justamente na frente de Pimpo e ai começam as brigas. Eles tentam prejudicar um ao outro e se aproximam cada vez mais. Pimpo era péssimo em matemática e ia ficar em recuperação então Frida resolve ajudar Pimpo e convida ele para ir ate a sua casa para ela o ensinar matemática e Pimpo vai e eles ficam juntos surgindo uma grande paixão.
Eu achei o livro muito bom, bem interessante gostei muito de ler.

Ler é muito importante pois com a leitura aprendemos muitas coisas e abrimos caminhos para a imaginação.

Bruna Pilar - 202

terça-feira, 19 de julho de 2011

Do Outro Mundo

                                                                     Do outro mundo
                                                                                                 Ana Maria Machado
É um livro que envolve quem esta lendo, deixa você cada vez mais curioso. Se você gosta de mistério, é o melhor livro para ler; Não é só para o publico juvenil, mas sim também  para o infantil, melhor não importa a idade, ele envolve qualquer pessoa, porque ele fala de alguns adolescentes que descobrem a historia de uma garota fantasma que viveu no tempo da escravidão, no inicio ela começa assombrando, após ela faz amizade e acaba fazendo um pedido a esses adolescentes e eles tem que cumprirem para ela poder descansar em paz.Afinal é um livro muito interessante;Gostaria que vocês lessem, porque ajuda a ter mais conhecimento, cultura, interpretação e saber se expressar.
Nome:Camila Bernardi       Turma:201

Minha primeira paixão

MINHA PRIMEIRA PAIXÃO
ELENICE MACHADO DE ALMEIDA e PEDRO BANDEIRA
O que me levou a escolher o livro foi principalmente a capa e o título do livro e os comentários que ouvi sobre ele. O livro é de romance.

Fala sobre dois adolescentes: José Olímpio (Pimpo) e Frida. Eles se conhecem quando Frida muda para a escola de Pimpo os dois não vão com a cara um do outro e começam as brigas. Um fica tentando prejudicar o outro e de tanto discussão acabam se aproximando um do outro e ficando bem mais próximos.
Então ela convida ele para ir na sua casa e ele vai e ficam juntos surgindo então uma paixão.

Eu achei o livro muito interessante, gostei muito de ler.

A leitura é muito importante, pois abre caminhos para a imaginação.

Daisi Lamberty - 202

O que me levou a ler este livro foi porque me interesso muito por livros de romance.
O livro é um romance e conta a história de dois adolescentes que se conhecem na escola mas não gostam um do outro e são apaixonados por outras pessoas, eles brigam muito se xingam e fazem de tudo para o outro se dar mal, mas de tanto brigar eles acabam se aproximando e ai ela fala que tem um cachorrinho para doar e oferece a ele que aceita e vai até a casa dela e assim eles descobrem uma paixão.

Gostei muito de ler este livro recomendo aos meus colegas.
É importante lermos para nos atualizar e dar asas à imaginação.

Elisa Fogliato - 202

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O alienista



Autor: Machado de Assis.

Motivos que levaram à escolha do livro: Um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
Assunto: O personagem principal, Simão Bacamarte constrói um hospício chamado casa verde, onde põe em prática seus projetos médicos. Pretende separar os loucos dos que tem o estado mental perfeito mas acaba criando uma grande confusão, pois, para se fazer a divisão é necessário saber o que é a normalidade e diferenciá-la da loucura. Assim, qualquer desvio do comportamento julgado por ele normal, era motivo de desconfiança, levando a internação em sua clínica.
No início, o projeto do doutor é bem recebido pela população, mas a aprovação para quando o médico passa a recolher na Casa Verde, pessoas que a população não acredita serem loucas. O barbeiro Porfírio lidera uma rebelião contra o hospício que é controlada. Numa primeira etapa, são internados os que manifestavam hábitos ou atitudes estranhas mas que eram tolerados pela sociedade: os políticos inconsequentes, os sem opiniões próprias, os mentirosos, os vaidosos, etc. Para a surpresa geral dos habitantes de Itaguaí, Simão Bacamarte, um dia solta todos os recolhidos no hospício e adota critérios inversos para a descrição da loucura: os loucos agora são os leais, os justos, os honestos etc. O tratamento para esses casos de loucura consistia em fazer desaparecer  as “virtudes” de todos os pacientes. Simão declara curados todos os loucos, os solta, acaba reconhecendo-se como o único louco irremediável e tranca-se na Casa Verde, onde morre alguns meses depois.
Sua opinião sobre o livro: É interessante, gostei muito. Porque é possível percebermos diferentes pontos de vista sobre a loucura.

É bom cultivar o hábito da leitura. Além de ser saudável, é educativo.


GUILHERME HEMANN PAZINI
 202

domingo, 17 de julho de 2011

A Metamorfose

Autor: Franz Kafza
Gênero: Novela

        
O livro retrata a angústia do personagem como até desconhecido si mesmo, suas dúvidas suas inquietações e seus sonhos.  O personagem usa a palavra inseto para se intitular nessa nova vida. A historia conta as descobertas que ele faz de perguntas a si mesmo, ele não se conformar com sua vida atual e começa a fazer perguntas e traçar metas a si mesmo para melhorar, no começo da mudança ele não se adapta, mas com o passar do tempo ele vai evoluindo e se tornando uma pessoa melhor do que sempre tinha sido durante toda a historia é retratada a fragilidade humana. Ficou nessa reflexão e mudança durante anos até que em uma noite ao sinal de três horas na torre da igreja fugiu seu último folego.
Gostei de ler o livro pois conta uma historia de superação de uma pessoa que descobriu seus erros e os melhorou, até seu último dia de vida lutou para ser uma pessoa melhor.

Almiro Guilherme Mattos - 202

sábado, 16 de julho de 2011

É tarde para saber

Titulo: É tarde para saber
Autor: Josué Guimarães
Bom eu li esse livro por indicação de uma professora é um romance que trata do amor entre dois jovens Cássio e Mariana. Ele era um "bandido" mas ela não sabia, ela era uma moça rica. Eles se encontram várias vezes e num desses encontros eles criam uns  códigos para ver quando seria o próximo encontro o círculo significava que o encontro seria aquele dia e o  círculo com uma cruz no meio significava que nunca mais iriam se ver. Esse era o que Mariana mais temia ai no final ela descobre  que ele é um bandido por que saiuno jornal uma noticia que dizia o seguinte: "Terroristas morrem ao resistirem a prisão" e do lado o retrato de Cássio ai ela vai na calaçada de sua casa e faz um círculo com uma cruz no meio.

Eu gostei muito desse livro porque ele mostra que o dinheiro não importa quando se ama alguém. Eu acho que todos deveriam ler porque ler também faz muito bem para o conhecimento e para a alma também.

Ariane Cavalli  -  203

A Fantástica fábrica de chocolate

A Fantástica fábrica de chocolate
Autor: Roald Dahl

Comecei a ler esse livro porque o filme dele é muito bom, seu gênero é leitura juvenil. Este livro fala sobre uma fábrica de chocolate que jamais ninguém entrou, um certo dia o dono da fábrica chamado Willy Wonka colocou cinco cupons dourados em suas barras de chocolate e mandou para cinco lugares do mundo, uma das crianças contempladas com o bilhete era Charlie ele vivia com seus pais e seus quatro avós. Willy Wonka daria a fábrica de chocolate a criança que mais se comportasse no passeio dentro de sua fábrica. A criança escolhida foi Charlie, por seu comportamento e simplicidade. Willy teve a idéia de achar um herdeiro, no dia em que foi fazer seu corte de cabelo e por sua surpresa achou um fio de cabelo branco, concluiu que estava velho e precisava de um sucessor. Charlie foi morar na fábrica com sua família e com o Senhor Willy Wonkar. Gostei muito do livro é muito melhor que o filme, aconselho a lerem, mas não só porque é bom e sim porque nos ajuda a escrevermos correto e a expandir nossos conhecimentos.

Laryssa S. Crivellaro - 203

O Peru de Natal


Autor: Mário de Andrade


Um conto que fala sobre um natal diferente, pois todos os natais eram a base de comidas simples e repetitivas, mas esse iria ser diferente. É um menino que a vida inteira passou comemorando o natal com seu pai, sempre tudo seco e muito triste ele queria algo melhor, algo diferente, o peru de natal,  seu pai não aceitava porque era econômico demais, e para ele o natal sempre tinha que ser o mesmo. 
Seu pai faleceu e iriam para o seu primeiro natal após a morte, que com isso comeram o peru, a família inteira, mas sempre se lembravam do falecido, ele estava feliz os vendo unidos lá de cima. Após a ceia ele foi se encontrar com sua amada, assim teve a certeza que estava feliz.


O motivo que escolhi esse livro foi através de uma colega, que dizia ser simples, resolvi então ler para ver como era.
Minha opinião sobre o livro: Recomendo porque tem vários contos diferentes e engraçados.
Importância da leitura: Durante a leitura descobrimos coisas novas, palavras novas, que através dela podemos enriquecer nosso vocabulário.
Gênero Literário: Crônicas e Contos


Nome: Cídia Severo
Turma: 201

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viagem ao centro da terra

 Título: Viagem ao centro da terra
Autor : Julio Verne



Motivos que me levaram a escolher esse livro: ouvi uma colega fazendo seu comentário sobre ele e me interessei.
O livro fala sobre um menino que morava com seu tio, e nessa casa moravam 5 pessoas, certo dia o tal professor chegou e chamou o menino.
Ao chegar lá ele se encantou com o verdadeiro museu que era o gabinete. O tio do menino começou a falar dos livro e der epente caiu um pergaminho de dentro do livro, como o professor não conseguiu decifrá-lo saiu da sala e o menino ficou lá tentanto decifrar o tal do pergaminho.
Só que os olhos do menino ardiam então ele pegou o pergaminho e para se fazer vento e viu que atrás do papel apareciam letras legíveis, seu tio quando ficou sabendo ficou apavorado disse ao menino que depois que ele jantasse era para ele arrumar suas malas. O menino tentou desistir daquela loucura mas nao adianou.
Quando eles voltaram o menino se casou com a afilhada do tio dele.

A leitura é muito importante em nossas vidas e quando mais a gente lê, mais a gente vai aprendendo novas palavras.
Thaís J. G. Vargas - 203